Saúde

Semaglutida: Anvisa aprova o Wegovy medicamento para obesidade e sobrepeso

Agência liberou o Wegovy medicamento tem o mesmo princípio ativo de outros já conhecidos no mercado. A diferença é que os anteriores eram usados para diabetes e médicos faziam indicação "off label" para perda de peso.

03 Jan 2023 - 19h24 | Atualizado em 03 Jan 2023 - 19h24
Semaglutida: Anvisa aprova o Wegovy medicamento para obesidade e sobrepeso Lorena Bueri

Na última segunda-feira (02) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanal para obesidade e sobrepeso, o Wegovy (Semaglutida 2,4mg). Segundo estudos, a injeção, que deve ser aplicada semanalmente, promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes.

O Wegovy tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, a diferença é que o novo medicamento deve ser usado apenas no tratamento de sobrepeso e obesidade, enquanto o Ozempic é usado no tratamento para diabetes tipo 2.  O uso do Ozempic contra a obesidade é “off label”, ou seja, médicos reconhecem um benefício não previsto na bula indicam o uso porque a medicação é segura.

A semaglutida é análogo ao hormônio GLP-1, que temos no intestino. Toda vez que uma pessoa se alimenta, a semaglutida sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir o apetite, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção deinsulina, da qual promove a absorção da glicose nas células.


Pessoa sobrepeso (Foto: Reprodução/Laboratório Oswaldo Cruz)


"O nosso hormônio dura 10 minutos, já a semaglutida dura uma semana. Aquela sensação de 'comi e perdi a minha fome' é dada pelo GLP-1, e a semaglutida é um medicamento que imita essa ação. O paciente tem a sensação de que está sem fome. E, se ele come, para de comer porque o estômago enche rápido", explicou o endocrinologista João Eduardo Salles em entrevista ao G1.

A aprovação da Anvisa foi baseada nos estudos do programa de ensaios clínicos da STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with obesity). Os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo. Um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal e 83% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento contra 31% do grupo placebo.

Sobre a comercialização, De acordo com a farmacêutica Novo Nordisk, ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro.

 

Foto Destaque: injeção Wegovy - Reprodução/Jornal Pequeno.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo