Notícias

Segundo IBGE, áreas urbanizadas cresceram 19% no Brasil nos anos de 2015 e 2019

As regiões litorâneas apresentam maior crescimento de urbanização. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba são os locais com maior extensão urbana, enquanto a Amazônia e Pantanal possuem menos construções

23 Nov 2022 - 17h06 | Atualizado em 23 Nov 2022 - 17h06
Segundo IBGE, áreas urbanizadas cresceram 19% no Brasil nos anos de 2015 e 2019 Lorena Bueri

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta terça-feira, 22, divulgou uma pesquisa que apresenta o crescimento das áreas urbanizadas no Brasil - conjunto de casas, ruas e edifícios - sendo um total de 19% entre os anos de 2015 e 2019. Além disso, segundo o instituto, a pesquisa apresenta “uma expansão continuada” na urbanização das cidades do país.

Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil soma 49.945 km² de áreas urbanas, o que equivale a um espaço maior que muitos países, a exemplo da Dinamarca. Todavia, essas áreas equivalem a menos de 1% do território brasileiro, um total de 0,54%, assim poderiam estar dentro do estado do Espírito Santo. O levantamento desta pesquisa tem referência no ano de 2019.


Vista aérea do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Poswiecie/Pixabay)


A urbanização no Brasil mostra um padrão nos últimos anos, com um forte investimento na costa litoral, historicamente iniciado desde as épocas coloniais. As regiões praianas possuem 443 municípios, que representam 27% do território nacional e somente 8% das áreas urbanizadas. Saindo das zonas litorâneas, as cidades se agrupam com vias de circulação, como estradas e rodovias.

Por conta dos espaços reservados para unidades de conservação e terras indígenas, a Amazônia e o Pantanal são as áreas que menos contam com grandes construções. Também, as regiões focadas na produção agrícola somam poucas localidades urbanas, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O estado de São Paulo é onde se encontra a maior ampliação de urbanização, com cerca de 8.614,62 km², totalizando 18% de regiões mapeadas pelo IBGE. Além de ser uma das 13 unidades da federação que apresentam mais de 1.000 km² de urbanização. Curiosamente, São Paulo é o estado mais rico do Brasil, com um PIB de R$2,348 trilhões.

As cidades que possuem maiores urbanizações estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Em proporção, São Caetano do Sul, município de São Paulo, tem 100% do território urbanizado, em seguida, São João de Meriti, Rio de Janeiro, com 99% ocupado.

 

Foto Destaque: Vista aérea de São Paulo. Reprodução/Joel Santana/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo