Saúde

Segundo Anvisa, comprovante de vacina deixa de ser exigência para a entrada em território brasileiro

O país registra a menor média móvel de casos desde janeiro de 2022 com baixa de quase 36% no índice nos últimos 14 dias. O número de mortes também segue em queda de 39%.

02 Jun 2023 - 22h00 | Atualizado em 02 Jun 2023 - 22h00
Segundo Anvisa, comprovante de vacina deixa de ser exigência para a entrada em território brasileiro Lorena Bueri

A apresentação de documentos para o fim da obrigatoriedade do comprovante de vacinação ocorreu no dia 23 de maio. A decisão foi tomada pelo fim da emergência sanitária de importância internacional, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de maio.

"Esse cenário possibilitou a determinação de que a Covid-19 é agora um problema de saúde estabelecido e contínuo, não constituindo mais uma ESPII. Desta forma, o Brasil deixa de exigir de viajantes de procedência internacional a comprovação vacinação contra a Covid-19 ou apresentação de resultado negativo de teste, bem como da implementação pelos administradores de terminais de passageiros e operadores de meios de transporte de medidas de prevenção e mitigação da doença", diz o documento.


Reprodução/Marcelo Piu/Divulgação


De acordo com a ANVISA, os pontos de entrada ao Brasil continuam sendo obrigatórios a emergência de saúde pública, monitorando os suspeitos de doenças virais como covid-19, alegando a segurança de todos. 

De acordo com o ministério da saúde: “O país registra a menor média móvel de casos desde janeiro de 2022 com baixa de quase 36% no índice nos últimos 14 dias. O número de mortes também segue em queda de 39%. Mais de 165 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses ou dose única, o equivalente a 77,7% da população brasileira.” Portanto, caso ocorra algum acontecimento de saúde em transportes que ocupam passageiros onde acontece embarque ou desembarque, é necessário a comunicação imediata das autoridades responsáveis pela saúde.”

Com a perda de eficácia do vírus covid-19, a ANVISA liberou a obrigatoriedade do uso de máscara e comprovante de vacina em navios de cruzeiros, como também em aeroportos e aviões .

Apesar da revogação de algumas regras, as próprias companhias marítimas poderão exigir as vacinas para seus passageiros que desejarem embarcar. Além disso, continuará obrigatório a informação de saúde sanitária.

 Foto Destaque: Aeroporto de Brasília. Reprodução/Breno Esaki/Agência Saúde DF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo