Saúde

Secretarias estaduais vêm investigando ao menos 16 casos da hepatite aguda grave

As secretarias dos estados registraram ao todo 16 casos da hepatite aguda grave em crianças, as autoridades vem pedido para que os pais se atentem aos sintomas e que levem as crianças para o posto de saúde mais próximo.

10 Mai 2022 - 18h48 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 18h48
Secretarias estaduais vêm investigando ao menos 16 casos da hepatite aguda grave Lorena Bueri

No Brasil existe pelo menos 16 casos suspeitos de hepatite aguda graveque vem atingindo crianças e adolescentes; elas estão sendo monitorada pelas secretarias estaduais de Saúde. Seis dos casos são do Rio de Janeiro, sete em São Paulo, dois no Paraná e um em Santa Catarina.

Entretanto, a quantidade de casos que vem sendo investigados, está tendo uma divergência com os dados informados pelo Ministério da Saúde, que, até o momento, divulgou apenas nove investigações da doença, entre eles um no Espírito Santo.

A doença misteriosa, ainda de causa desconhecida, foi detectada no país recentemente e vem chamando a atenção de pediatras e entidades médicas pela alteração elevada das enzimas intracelulares (transaminases) e, em alguns casos, precedidos por sintomas gastrointestinais.

O médico pediatra representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri, informou à CNN, que a doença pode estar relacionada a variante Omicron da Covid-19 e a suspeita é de que ela pode ter deixado uma pré-disposição em crianças para desenvolver a alteração hepática.


Criança internada no hospital (Foto: Reprodução/Divulgação)


No último dia 24, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados um comunicado de risco alertando os serviços de saúde para ficarem atentos a casos de hepatite aguda grave. Os casos registrados no Brasil até então incluem crianças entre oito e quatro anos de idade. Em nota, a Secretária Estadual de Saúde do Rio de Janeiro solicitou atenção dos pais para o caso de as crianças apresentarem sintomas e confirmou a morte de um bebê de oito meses.

Dos seis casos suspeitos investigados pelas vigilâncias municipais com apoio da vigilância estadual, três são de moradores do município do Rio de Janeiro (uma criança de 4 anos, uma criança de 8 anos e um bebê de 2 meses), um de Niterói (criança de 3 anos) e um de Araruama (criança de 2 anos). Um bebê de 8 meses, morador de Maricá, foi a óbito e a investigação também segue em andamento. É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas das crianças. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas”.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, informou que “está monitorando seis pacientes e aguarda a conclusão dos exames diagnósticos e de toda a investigação epidemiológica. Ainda segundo o órgão, apenas dois destes pacientes estão internados e os demais evoluem bem”.

No início de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta mundial sobre casos de hepatite aguda grave registrados no Reino Unido em que o agente causador da doença era desconhecido.

 

Foto destaque: Criança com hepatite. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo