Notícias

Seca afeta economia chinesa

A onda de calor na China afeta seu principal rio e a economia chinesa, com empresas paralisadas, tráfegos fluviais fechados, e racionamento de água e energia.

25 Ago 2022 - 22h00 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 22h00
Seca afeta economia chinesa Lorena Bueri

O maior rio da China e da Ásia, Yangtizé, com uma extensão de mais de 6.300 km está enfrentando um período crítico, com um volume de água reduzido devido a uma onda de calor que já se prolonga por dois meses, se tornando a mais longa já registrada pela China, de acordo com o Centro Nacional do Clima.

Esse rio é muito importante, já que ele tem um papel fundamental na economia do país. Essa seca sem precedentes impacta drasticamente na economia chinesa, que depende em grande parte das águas desse rio. Muitas empresas foram construídas em sua margem para aproveitamento do seu fluxo para transporte de seus produtos, e para a utilização das águas na produção industrial. Ele também fornece água potável para milhões de chineses. Dessa forma é fundamental que ele mantenha seu volume normal, pois a baixa implica em paralizações de transporte e de produção, inclusive algumas empresas tiveram que paralisar suas produções ou reduzi-las devido a apagões elétricos.

O calor deve permanecer por pelo menos mais uma semana, segundo as previsões meteorológicas, o que causa apreensão à população que precisa racionar água e energia.

Com apenas metade de sua capacidade normal, os impactos já podem ser sentidos, as usinas hidrelétricas foram afetadas, e o país emitiu um alerta nacional de seca. Algumas rotas de transporte também foram fechadas, e as autoridades buscam alternativas para evitar mais baixa no rio. Perdas financeiras ocorreram durante este período, ocasionadas pelas altas temperaturas.

Há também tentativas de criar chuvas, com a utilização de equipamentos geradores de nuvens para garantir a irrigação das plantações, evitando escassez de alimentos.

Rios são fonte de vida, a água é extremamente importante para todos, dependemos dela, e percebemos que a civilização se construiu através dela, cidades surgiam nas margens dos rios para garantia da sobrevivência humana, e atualmente o mundo se conecta por eles, ainda que haja outros meios de transporte. Grande parte da economia mundial depende das águas, não apenas para consumo, mas para produção de matérias primas, energia, produtos e muitos outros.

A onda de calor afeta diversos países, causando seca em vários países, afetando a economia mundial.

Foto destaque: Getty Imagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo