O desfile da nova coleção de alta-costura da Schiaparelli que abriu a semana de moda nesta segunda-feira (23), causou inúmeras polêmicas e está dando o que falar. A coleção da Schiaparelli foi toda inspirada na “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e trouxe para as passarelas do seu desfile três cabeças fakes de animais: um leopardo, um leão e um lobo. Esses três animais estavam na porta do inferno quando Dante encontrou Virgílio.
Essa escolha, que tinha como objetivo mostrar a bravura de Elsa Schiaparelli, fundadora da casa, e reforçar o DNA surrealista da casa, acabou gerando uma infinidade de críticas e controvérsias na internet e nas redes sociais.
Schiaparelli (Foto: Reprodução/Instagram)
A crítica apontou que os animais representados na apresentação do desfile da Schiarapelli, ao invés de representar e cumprir o papel de arte da couture, transmitiu uma forma de resgatar a cultura da matança de animais selvagens, para serem usados em roupas, calçados e acessórios e até na decoração como símbolo de status.
Naomi Campbell (Foto: Reprodução/Instagram)
Em pleno século XXI, onde a crueldade da exploração e matança de animais e a extinção de várias espécies, está no centro das discussões éticas em todo o mundo, a Schiarapelli não fez uma boa escolha ao remeter aos animais da boca do inferno e trazê-los para o seu desfile.
Os internautas e vários famosos afirmaram que os vestidos que simulavam cabeças de animais selvagens estimulam à caça animal.
Schiaparelli (Foto: Reprodução/Instagram)
“Tão triste. Mesmo que sejam totalmente falsas, a mensagem por trás causa a caça incontrolável.”, disse a modelo Alla Kostromichova.
“Perturbador, desagradável, errado! A mensagem por trás dessa cabeça de leão realista é a promoção da violência contra animais, caça troféus e ignorância humana.”, afirmou a cantora Jelena Karleusa.
Kylie Jenner (Foto: Reprodução/Instagram)
A Schiaparelli afirma que na coleção inspirada em Dante e na Divina Comédia, e assinada pelo estilista Daniel Roseberry, nenhum animal foi ferido para a confecção das peças, e que as réplicas foram feitas de espuma, resina, lã e pele sintética de seda, com pintura à mão.
Foto destaque: Schiaparelli. Reprodução/Instagram