Bem Estar

Saúde respiratória: saiba os principais cuidados que você deve ter

Com o verão se aproximando, um dos maiores cuidados que devemos ter é com nosso sistema respiratório. Mesmo com o ar relativamente úmido, fatores como o ar-condicionado pode causar complicações se não ministrado na forma correta.

30 Nov 2020 - 17h03 | Atualizado em 30 Nov 2020 - 17h03
Saúde respiratória: saiba os principais cuidados que você deve ter Lorena Bueri

É muito comum termos corizas, coceiras na região da narina e a sensação de secura nas vias nasais, especialmente nessa época do ano. Com a primavera em andamento e com o verão se aproximando, em 21 de dezembro, com tempo úmido e quente, nossa saúde respiratória exige cuidado.

Com uma maior facilidade de respirar na época do verão, existem problemas que podem gerar empecilhos na nossa saúde respiratória. Um desses vieses é o famoso “ar-condicionado”. Muito utilizado, principalmente nesse período do ano, o aparelho pode ressecar o ambiente e também as vias aéreas. O pneumologista Flávio Arbex fala que, além desse fator, há também a questão do choque térmico, onde a movimentação em ambientes quentes para ambientes mais frios, pode gerar sintomas como tontura, rosto gelado e em casos mais sérios, hipertensão arterial e a própria paralisia facial.

O pneumologista ainda abordou quais cuidados devemos ter nessa época do ano. A troca do ar-condicionado pelos umidificadores é uma ação que pode ajudar as vias nasais em relação à umidade do mesmo. Além disso, o uso de soro fisiológico também ajuda nas aberturas das vias aéreas.


Verão

No verão, atividades ao ar livre gastam mais energia do nosso corpo. (Foto: Reprodução/Pexels)


Outro fator importante é a hidratação. No verão a transpiração é maior, ou seja, nosso corpo libera mais água do que em outras épocas do ano. Assim, a ausência de água pode impedir que nosso corpo realize suas funções normais, acentuando crises agudas de diarreias.

Leia mais: Como se preparar para o verão cheio de saúde

Com o verão se aproximando e principalmente com as vias aéreas frequentemente tampadas pelas máscaras devido ao Covid-19, o cuidado deve ser redobrado, evitando assim, maiores complicações futuras.

Caso esteja tendo problemas com o sistema respiratório, como tosse, falta de ar, chiado no peito, roncos, sufocamento noturno ou até mesmo cirurgias no tórax que implicaram fatores de risco à respiração, é aconselhável a busca de um profissional da área.

 

 

(Foto destaque: Coriza, resfriado ou coceira nasal são sintomas de problemas respiratórios. Reprodução/Pixels)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo