Saúde

Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a covid-19

Segundo Ministério da Saúde, é indispensável ter o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo, pois segundo especialistas, isso é fundamental para que o corpo mantenha a memória imunológica contra o vírus da doença.

13 Mar 2023 - 10h56 | Atualizado em 13 Mar 2023 - 10h56
Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a covid-19 Lorena Bueri

Após iniciar no início do mês a vacinação com os imunizantes bivalentes a grupos prioritários, o Ministério da Saúde voltou a reforçar a importância de se completar o ciclo vacinal a toda população. Após o carnaval, os casos da Covid-19 voltaram a ter uma subida, porém sem reflexos nos números de mortes.

Essa nova campanha do Ministério da Saúde tem o objetivo de aumentar o índice da cobertura vacinal no país. Em paralelo com essa campanha de vacinas monovalentes, se mantém a campanha com a vacina Bivalente. Nesse momento, apenas pessoas elegíveis estão aptas a esse imunizante, porém nos postos de saúde, quem ainda não tomou nem a terceira e nem a quarta dose da vacina monovalente, poderá ir ao mesmo e completar o seu ciclo vacinal.

Especialistas da FIOCRUZ afirmam que a imunização com as 4 doses ajudam a manter o organismo com a memória imunológica alta contra a Covid-19. Estudos feitos pelo órgão com cerca de 1,5 mil pessoas, mostram que após 6 meses da imunização com apenas a segunda dose, os anticorpos caem e com isso há possibilidades de ocorrer casos mais graves nessas pessoas, porém com o reforço há um aumento considerável contra o coronavírus.


Presidente Lula dando exemplo ao ser vacinado pelo seu vice Alckmin aos olhares de Zé Gotinha - (Foto: Reprodução/Instagram/@Minsaude)


Isso significa, que para reduzirmos riscos individuais e coletivos, é ter a vacinação em dia. Por conta das vacinas é que a Covid-19 se encontra em um momento de controle mundial, apesar do surgimento de novas variantes. É importante salientar que, apesar das vacinas monovalentes, que foram feitas com a Cepa original do Sars-Covid, protejam menos para a variante ômicron, elas ajudam na redução do risco de hospitalização e morte.

A previsão do governo federal é que a partir do fim do mês de março ou início de abril de 2023, haja uma expansão das vacinas bivalentes a toda população acima dos 12 anos de idade.  

Foto destaque: Vírus da Covid-19. Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo