Notícias

Saúde na Escola: FAM realiza projeto escolar

FAM (Faculdade da Americana) completa 11 anos de projeto voltado para a nutrição de alunos de escolas estaduais; o programa conta com diversos colaboradores da área da saúde, atuando em campo.

30 Set 2022 - 19h35 | Atualizado em 30 Set 2022 - 19h35
Saúde na Escola: FAM realiza projeto escolar Lorena Bueri

Em Nova Odessa, desde junho de 2010, há 11 anos, a FAM atende com programa Saúde na Escola; os alunos da rede municipal de ensino recebem do projeto dicas de alimentação, cardápios novos e saudáveis, além do acompanhamento da alimentação escolar.
A FAM (Faculdade de Americana), através do curso e dos alunos de Nutrição, adotou o projeto nas escolas municipais de Americana em 2022. Em parceria com a Secretaria de Educação e Setor de Alimentação Escolar, o programa de saúde e nutrição foca nos alunos das creches e Escolas da rede municipal, do ensino infantil ao fundamental.


 

                           Colaboradoras do projeto Saúde na Escola. Foto/ Reprodução.




O trabalho foi apresentado e discutido na Câmara, no Fórum Permanente da Saúde no início do ano, com o tema: Saúde na Escola.
Representando a Faculdade de Americana, participaram do Fórum a coordenadora do curso de Nutrição, professora Dra. Glenys Mabel Caballero Córdoba, e a docente-supervisora Joseane Almeida Santos Nobre.

O projeto “Saúde na Escola” foi apresentado formalmente em novembro de 2021 com a presença da direção Acadêmica da FAM, Célia Jussani, e também os demais coordenadores dos cursos da área da saúde da Instituição. A partir de abril, foi realizada a primeira fase do projeto, dentro das escolas, que avaliou aproximadamente 10.007 alunos do município. O aluno do curso de nutrição FAM realizou o trabalho diretamente nas escolas com desenvolvimento de atividades de educação nutricional, plantio de hortas, elaboração de oficinas culinárias e identificação de crianças com diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras doenças.
Foram coletados dados como altura, peso e circunferência abdominal foram inseridos no programa ANTHRO, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, para a produção de um relatório completo da completo da situação nutricional e do crescimento das crianças participantes do projeto.


                                           Saúde na Escola. Foto/Reprodução.

 



Os alunos identificados com alguma doença foram encaminhados gratuitamente para o Serviço Integrado de Atenção  da Instituição para um atendimento personalizado. “Agora já temos os primeiros estagiários chegando no setor para a proposta de novos cardápios e para preparar as atividades que serão implantadas nas escolas”, disse Mabel.

Nas próximas etapas de implantação do projeto, os demais cursos da área da saúde da FAM como Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, além do curso de Pedagogia.

 

 

Foto em Destaque: Projeto Saúde na Escola. Foto: Reprodução.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo