Saúde

Saúde e tecnologia podem ser grandes aliadas; saiba como

Imagine não precisar ficar esperando horas para ser atendido pelo médico. Esse é um sonho que pode estar mais perto do que imaginamos, a utilização de inteligência artificial na medicina já é uma realidade no Brasil e pode facilitar a busca por um

08 Ago 2022 - 20h21 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 20h21
Saúde e tecnologia podem ser grandes aliadas; saiba como Lorena Bueri

Com os crescentes avanços tecnológicos, temos a sensação de que tudo está apenas a um clique. Carros autônomos, smartwatches que conseguem medir sinais vitais e casas inteligentes são apenas alguns exemplos do que a tecnologia pode fazer.

Quando pensamos na área da saúde, coisas que antes pareciam tão difíceis e arriscadas, hoje são realizadas diariamente por médicos e enfermeiros. Principalmente com a pandemia da Covid-19, o cuidado com a saúde aumentou, assim como a união entre as duas áreas na busca por uma cura.


Os novos modelos de smartwatches podem indentificar se você está tendo um infarto e até mesmo chamar ajuda. (Reprodução/Pexels)

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a busca por planos de saúde aumentou em mais e um milhão de usuários, até março de 2022. Esse crescimento representa 3,18% de aumento quando comparado com os dados de abril do ano passado.

A questão é que com o aumento significativo de usuários, o sistema pode colapsar. Com o apoio da tecnologia, é possível acelerar diagnósticos e oferecer melhores tratamentos. Essa melhoria coloca o paciente como principal sujeito do processo, tendo acesso a serviços de com mais qualidade para melhorar a saúde da população.

A inteligência artificial, que já é uma realidade em dispositivos como Siri e Alexa, pode ser uma ferramenta útil na busca por diagnósticos, ela proporciona análise simultânea de dados, cruzamento de referências e processamento de informações em alta velocidade. Dessa forma, se algum valor estiver acima do normal, o paciente ficará sabendo muito mais rápido, facilitando a investigação a ser feita pelo médico.

Pesquisadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC) criaram uma tecnologia que consegue identificar traços que indiquem contaminação pela Covid-19. Atualmente, esse recurso é utilizado no hospital MedSênior no Espírito Santo, com atendimento direcionado a idosos.

Este exemplo da incorporação da inteligência artificial à medicina é apenas a ponta do iceberg. Os benefícios incluem mais qualidade de vida, redução de custos, minimiza danos e sofrimento para o usuário, além de proporcionar uma nova forma de pensar, mais integrada.

Foto Destaque: A Pandemia aumentou a preocupação com a saúde o que gerou crescimento na procura por planos de Saúde.  Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo