Mundo Animal

Saúde animal: saiba como evitar a obesidade em animais de estimação

A obesidade no mundo animal é algo que pode passar despercebido inúmeras vezes.Estudo feito por pesquisadores de São Paulo apontaram que aproximadamente 40% dos “pets” estão acima do peso

04 Abr 2022 - 12h40 | Atualizado em 04 Abr 2022 - 12h40
Saúde animal: saiba como evitar a obesidade em animais de estimação Lorena Bueri

O sobrepeso e doenças nos animais é algo que normalmente é deixado de lado, pois além da falta de comunicação direta com especialistas, os donos acabam não dando a devida importância para este aspecto. Porém em estudo feito por pesquisadores de São Paulo apontaram que aproximadamente 40% dos “pets” estão acima do peso. 

A pesquisa feita por veterinários usou cães e gatos como base, que são os principais animais da casa dos brasileiros. E o motivo do porquê de tantos animais estarem acima do peso gera inúmeras preocupações, questionamentos que podem se levantar, é se o câncer pode estar ligado a essa obesidade? Infelizmente a resposta sobre essa possibilidade não é precisa. 

“Em medicina humana temos evidências suficientes ligando a obesidade com maior risco de 13 tipos de câncer. Porém, na medicina veterinária não temos dados suficientes para fazer a mesma correlação, mais estudos são necessários”, explica Bruna veterinária. 

Outros fatores que podem gerar a obesidade em cães e gatos, é a variação de fatores genéticos, a passagem dos animais pela castração ou até mesmo a  sua raça, que quando avança em idade tende a ficar mais pesado. 


Lynzia que viralizou no instagram (Foto reprodução: Instagram/@fedupcat)


Ao ter conhecimento de todos os fatores que podem causar essa obesidade, pé necessário saber: existe prevenção para a obesidade em cães e gatos? Uma das formas de prevenir a obesidade de seus “pets” é manter um contato e visitas diretas com o veterinário, além de manter uma alimentação mais “light”. Veterinários recomendam atividades físicas de acordo a condição do pet, para não causar eventuais problemas físicos ou de fadiga. 

É difícil identificar se o animal de estimação está obeso ou não, por isso a visita ao veterinário é sempre necessária para conferir a saúde dos pets. Os especialistas utilizam um score de condição corporal (ECC), que é uma avaliação física de observação, onde irá definir em qual categoria o pet está.

Foto destaque: Exame veterinário (foto reprodução: Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo