Notícias

Sanções sobre Rússia abrem portas para novas alianças econômicas

A guerra entre Rússia e Ucrânia fica mais uma vez distante da solução de conflito. Com as sanções de outros países para com a Rússia, russos abrem novas oportunidades de comércio com a Ásia.

18 Abr 2022 - 18h00 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 18h00
Sanções sobre Rússia abrem portas para novas alianças econômicas Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (18), o presidente Vladimir Putin se pronunciou sobre as sanções que países ao redor do mundo estão impondo contra a Rússia. No pronunciamento Putin alega que bloqueios comerciais e sociais serão apenas ruins aos países do ocidente, dando a entender que a Europa e os Estados Unidos precisam mais da Rússia do que a Rússia precisa deles. 

Desde 24 de fevereiro Putin enviou suas tropas para a fronteira da Ucrânia, onde começou seu ataque por terra, ar e mar. No meio do conflito, países que não se envolveram belicamente ou não estavam na guerra declararam seu repúdio as medidas tomadas por Putin, que iniciou a guerra. Com isso muitos bancos, países e marcas aplicaram diversas sanções contra a Rússia, ou seja, cortaram relações diretas de forma socioeconômica. 

Porém a Rússia é uma das principais fornecedoras de gás natural da Europa, assim, com as sanções impostas a Rússia cortou todo o comércio com países apoiadores da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ou que de algum modo sancionaram contra a Rússia.  

Em noticiário russo, Putin declarou: “As sanções cumpriram os objetivos de seus perpetuadores. Eu falo sobre a inflação crescente, o desemprego, e a piora da dinâmica econômica nos Estados Unidos e na Europa, diminuição nos padrões de vida dos europeus e a desvalorização de suas reservas”. 


Presidente Vladimir Putin. (Foto: Reprodução/Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin/REUTERS)


As negociações de paz entre a Rússia e Ucrânia sempre chegam a um empasse, porém, o estado da cidade de Mariupol, cidade portuária ao mar de Azov, pode acabar afrouxando as medidas do lado da Ucrânia. Especialistas informam que mesmo depois do desfecho da guerra, a Rússia pode ter problemas em abrir novamente comércio com países do ocidente, podendo abrir relações econômicas ainda mais fortes com a China, Índia e em porcentagem menor com o Brasil. 

Em meio a sua declaração, Putin chegou a comentar sobre estabilidade e afirmou que a demanda de seus produtos e serviços estava voltando ao normal. Também mencionou que vão acelerar o processo de movimentação e uso da moeda local para comércio exterior, para a valorização do Rublo Russo, sobre as novas condições impostas com as sanções. 

Foto destaque: Pronunciamento de Putin. (Foto: Reprodução/Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin/REUTERS)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo