Moda

Salão Inspiramais: defesa da moda sustentável

O Salão Inspiramais, evento o qual aconteceu durante essa terça-feira, 19 de julho, e quarta-feira, 20 de julho, em Porto Alegre abordou a necessidade do investimento na moda sustentável.

22 Jan 2022 - 12h00 | Atualizado em 22 Jan 2022 - 12h00
Salão Inspiramais: defesa da moda sustentável  Lorena Bueri

O Salão Inspiramais é um dos eventos mais aguardados pela indústria da moda nacional. O evento aconteceu durante terça-feira, 19 de julho, e quarta-feira, 20 de julho, em Porto Alegre e apresentou novas cores, texturas e perspectivas. A 26ª edição da mostra, realizada no centro de eventos da Fiergs, teve como foco a urgência de direcionar o foco para a sustentabilidade no design.

 

O estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), afirma que “Este é o nosso grande pilar. Queremos tocar as pessoas, lembrando que, se a gente não cuidar do planeta, no futuro não teremos lojas nem fábricas. Nada. A ideia é termos, cada vez mais, materiais com certificação de origem e produtos que possam ser reduzidos e tratados até que se tornem novos produtos.”


26ª edição do Salão Inspiramais, em Porto Alegre (Foto: Reprodução/Divulgação)


É com base no trabalho desta equipe que se originam as propostas na criação, as quais vão além do vestuário e calçados, incluindo componentes para o desenvolvimento de acessórios, mobiliário, linhas para pets e outros segmentos.

 

“É no Inspiramais que a moda começa e ela precisa ser pensada em todas as escalas. Além da exposição, fazemos uma curadoria de materiais, para também inspirar o designer com combinações variadas. Temos, por exemplo, superfícies com efeitos digitais de luz a partir do movimento, que têm tudo a ver com o metaverso, além de cores luminosas muito importantes” afirma o estilista Walter Rodrigues.

 

O estudo chamado Terra é o fio condutor para os próximos meses, destacando conceitos e, especialmente, o potencial de inovação a explorar. Alguns aspectos comportamentais, como os aprendizados deixados pela pandemia de covid-19, e tecnológicos, como as possibilidades da realidade virtual, estão no centro dos resultados.

 

Foto destaque: Salão Inspiramais (Reprodução/Divulgação). 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo