Saúde

Saiba quais os sinais que podem indicar o câncer de mama em homens

Por mais que seja mais frequente em mulheres, os homens também podem sofrer com a doença. Saiba quais os sinais que podem indicar o câncer de mama em homens

31 Ago 2022 - 09h16 | Atualizado em 31 Ago 2022 - 09h16
Saiba quais os sinais que podem indicar o câncer de mama em homens  Lorena Bueri

Mesmo que seja raro, o câncer de mama (principal tipo de tumor que afeta mulheres) também se desenvolve em homens. O fato de ser menos conhecida nesse grupo social, o diagnóstico da comorbidade acontece tardiamente, isso segundo informações do “Metrópolis”.

A Sociedade Americana do Câncer afirma que a incidência da doença nos homens é de 1 a cada 100 casos de câncer de mama em mulheres. Segundo a médica Viviane Rezende de Oliveira, presidente da representação do DF da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO-DF), os sintomas dos tumores em homens são muito parecidos com os presentes em mulheres.

A médica, inclusive, lamenta pelo fato de homens não procurarem por atendimento especializado. “Por achar que câncer de mama só pode ocorrer em mulheres, os homens, até mesmo os que têm risco aumentado para câncer de mama, não procuraram o médico para investigação e, desta forma, tendem a ter o diagnóstico tardio da doença”. 


Post sobre o câncer de mama. (Reprodução/Twitter @BTardeBrasil)


O “Metrópolis”, em matéria, evidenciou 5 sinais que podem ter uma ligação com a presença de câncer de mama em homens. Os sinais são: Nódulo indolor ou tecido mamário mais espesso; alterações na pele junto com o nódulo: vermelhidão, enrugamento, inchaço e aparência semelhante à casca de laranja; Inversão do mamilo ou saída de sangue ou secreção; nódulos (caroço) nas mamas ou axilas; vermelhidão no mamilo.

A oncologista também alerta para fatores de risco, como pacientes com histórico de radiação na parede torácica terem que redobrar a atenção, pois o risco de desenvolverem a doença é aumentada 7 vezes. 

Além disso, a especialista aponta para os indivíduos que têm histórico familiar para o câncer de mama, em especial se for confirmada a síndrome de predisposição familiar para a mutação BRCA. “Chamamos atenção também a nódulos mamários nos homens que têm história familiar para câncer de mama, principalmente se confirmada a síndrome de predisposição familiar à mutação BRCA, ou quando há histórico de Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Cowden, Síndrome de Li-Fraumeni ou Síndrome de Lynch. Essas condições também aumentam a chance de desenvolvimento da doença”, afirma. 

O veículo de comunicação também mostra o hormônio estrógeno (responsável pelo desenvolvimento nas mamas) como um fator de risco, não só para homens mas para mulheres. O fator, provavelmente, tem relação com a obesidade e medicamentos que contêm estrógeno na composição.

Outros fatores que podem causar alterações hormonais relacionadas a mutações cancerígenas são: casos de homens que tiveram criptorquidismo (a ausência de testículo na bolsa escrotal), orquite (inflamação do testículo) e orquictomia (retirada cirúrgica do testículo).

De acordo com o site “NewsLab”, o câncer de mama, além da oncologia, também tem conexão com a endocrinologia, isso acontece pois doenças como a diabetes e a obesidade podem contribuir para o surgimento da comorbidade. No caso da obesidade, a mesma pode ser uma das causadoras porque o estrógeno é produzido pelo tecido adiposo. 

Foto Destaque: O câncer de mama não só afeta mulheres, mas também aos homens. Reprodução/Twitter @agoranoticiasbr. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo