Saúde

Saiba quais cuidados tomar com as pernas no calor do verão

Com o calor do verão, os cidadãos devem ficar atentos à cuidados para evitar inchaços ou as varizes nas pernas. Mesmos que os casos nessa época do ano sejam comuns, as pessoas tem de ficar atentas para evitar um quadro mais grave.

3 min de leitura
02 Fev 2022 - 09h10 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 09h10

Com a chegada do calor intenso do verão, de acordo com Marcelo Calil Burihan, cirurgião vascular, é normal que haja maior incidência de casos relacionados a edemas e inchaços nas pernas e pés

Segundo o médico, o surgimento desses sintomas pode estar relacionado com a saúde vascular que, se não for devidamente tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

O especialista aponta que tal situação ocorre porque a circulação sanguínea na pele tem a função de regular a temperatura do organismo. Em um clima quente, os vasos, durante o processo, ficam dilatados, deixando o cenário perfeito para o agravamento de edemas mas, também, das varizes presentes no corpo.

Marcelo deixa que “pessoas com doenças pré-existentes precisam ter atenção redobrada, já que no calor ocorre a piora dos casos de linfedema, que é um inchaço causado pela alteração nos vasos linfáticos”.

Um exemplo de comorbidade é a diabetes, o médico informa que diabéticos devem ficar atentos aos ferimentos nos pés, já que há pouca sensibilidade e cicatrização lenta,  e procurar evitar andar descalço ou calçando sapatos desconfortáveis. No caso desses pacientes, uma simples fissura pode agravar para micoses e infecções de pele. Estas podem se espalhar através dos vasos e provocar bolhas e necroses de pele em situações mais graves. “Essas infecções também são capazes de levar a quadros sistêmicos, como febre, náuseas e vômitos", informou o Dr. Marcelo Calil Burihan.

Além do calor, outro vilão para o organismo é a falta de movimentação. Nessas situações, os edemas podem piorar com o acúmulo de líquido, especificamente nas pernas. 

De acordo com o cirurgião, exercitar-se é fundamental para que ocorra o retorno venoso e linfático. Marcelo acrescenta que: “Sempre recomendo aos meus pacientes o uso de meias de compressão para a melhora do retorno de líquidos ao coração”.


Exercitar-se é essencial para evitar doenças vasculares. (Foto: Reprodução/ Terra)


Um outro aliado importante é a adoção de hábitos saudáveis na rotina. Além da prática de exercícios, os indivíduos devem ingerir muito líquido, movimentar as pernas durante meia hora, diminuir o consumo de sal, nada de alimentos gordurosos, secar a pele entre os dedos, hidratar bem os pés e nada de consumir cigarros e bebidas alcólicas.

Marcelo Calil deixa claro que não importa a idade ou situação, os indivíduos devem estar em alerta e consumir informações corretas para um diagnóstico precoce de problemas vasculares.

 

Foto Destaque: Praticar exercícios é otimo para evitar problemas vasculares. Foto: Reprodução/ Veja Saúde.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo