Bem Estar

Saiba os cuidados antes de fazer uma tatuagem

Escolha um profissional bastante competente e um estúdio regularizado, com as normas de higienização em dia para evitar complicações na cicatrização da tatuagem.

05 Mar 2022 - 14h00 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 14h00
Saiba os cuidados antes de fazer uma tatuagem Lorena Bueri

Há mais de 3.000 anos a.C. uma tradição ancestral caia no gosto popular; ou melhor, na pele do povo: a tatuagem. Essa prática de marcar a pele com desenhos, momentos ou frases passou pela discriminação, pelo preconceito e, hoje em dia, está cada vez mais aceito na sociedade.  Contudo, é importante tomar alguns cuidados antes de sair de tatuando.

Tatuagem é um processo por microagulhamento, que a agulha penetra na derme, ou pele, e solta parte da tinta baixo sofrendo uma lesão e, posterior, cicatrização. A tinta é injetada, baixo o suficiente para não sair num banho e, alto suficiente, a ponto de não entrar na corrente sanguínea. Para a melhor recuperação o corpo deve ser fortalecido com os nutrientes necessários, evitando infecções e inflamações.

Não há nada na literatura cientifica que restrinja certos alimentos a pessoas recém-tatuadas. O médico dermatologista, coordenador do Departamento Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Luís Antônio Ribeiro Torezan, afirma que: "Esse é um tema controverso, pois os cuidados na alimentação valem para qualquer processo de cicatrização, desde o paciente que sofreu uma queimadura e que se submeteu a uma cirurgia, uma alimentação mais balanceada, mais natural, livre de gordura e gordura saturada, não necessariamente a pessoas tatuadas”.


Evite cores amarela e vermelha na pele. (Foto: Reprodução/Adobestock)


Alguns alimentos contêm substancias que podem causar alergia e coceira, interferindo na recuperação aumentando o risco de infecção local, como: frituras, carne de porco, embutidos, massas, refrigerantes, doces, congelados, corantes, frutos-do-mar e bebidas alcoólicas. Em caso de consumo constante e excessivo problemas como coceiras, febre, pus, formação de queloide, inchaço e vermelhidão no local.

Para uma boa recuperação da cicatriz, não necessariamente tatuagem, opte por alimentos que tenham propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Vegetais de cor branco, verde, amarelo, laranja e vermelho; frutas vermelhas e roxeados e chocolate amargo. Alimentos ricos em ômega3, como peixe, sementes e nozes. Consumo de água é essencial para hidratação do corpo. Também devem ter atenção às pomadas cicatrizantes, creme hidratante e protetores solares.

Uma parte tão importante neste processo inteiro é a escolha do profissional. Tenha referência de pessoas próximas que já tatuaram, um profissional qualificado fará toda a diferença, principalmente se for a primeira experiência. E por fim, fique atento ao estúdio. Normas de vigilância existem e devem ser seguidas por um motivo. O médico Torezan reforça "Hoje, com a regulamentação, os estúdios se aprimoraram muito, e as técnicas de assepsias diminuíram muito esses riscos, mas é preciso cuidado”. É fundamental que o procedimento seja feito por um profissional competente num estúdio regulamentado.

 

Foto Destaque: É importante cuidar da tatuagem nos primeiros 20 dias. Reprodução/Adobestock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo