Empreender na Prática

Saiba o que fazer para sair na frente da concorrência

Análise de concorrência é um estudo do que seu concorrente oferece, a credibilidade da empresa e como isso é passado ao cliente. Isso pode ser benéfico para o crescimento do seu negócio.

3 min de leitura
08 Ago 2022 - 19h13 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 19h13

Na lei da selva e da concorrência, vence o mais forte. Investir em divulgação, qualidade, preço e formas criativas de alcançar o cliente vem conquistando cada vez mais o mercado, dentro dessas estratégias de crescimento está a análise de concorrência. Apesar de parecer estranho estudar o que o seu concorrente oferece, como é visto pelo cliente e como realiza a gestão comercial é uma prática importante e pode te ajudar a crescer ainda mais.

Mas, por que fazer essa análise? Se você quer ter uma empresa que oferece o melhor serviço, você precisa saber comunicar isso para o cliente da forma mais clara possível. Essas estratégias permitem que você identifique pontos que necessitem de mais atenção, aumente faturamento, reforce sua marca e melhore a tomada de decisões.

Mas, antes, é necessário primeiro olhar para dentro. É importante que o empreendedor conheça suas força e características do seu serviço. Área de abrangência, capacidade de atendimento e preço, são alguns exemplos que devem vir em primeiro lugar.

Caso não tenha uma equipe direcionada para essa análise, tente buscar alguns fatores como:

Defina objetivos

Seja direto e preciso no que busca. Ninguém tem tempo para perder buscando por informações sem saber quais são. Qual a sua prioridade? É ter o melhor preço? Melhor atendimento? Mais clientes?

Descubra o que você está buscando para direcionar sua pesquisa e otimizar seus esforços.

Coleta de dados e critérios

Algumas empresas possuem dados que podem ser acessados pelo público como faturamento no ano, número de funcionários, informações sobre o histórico, principais focos de ação são alguns exemplos.

Conversar com ex-clientes ou ler avaliações na internet podem ser uma ferramenta essencial para a sua coleta de dados. Algumas ferramentas como Google Alerts ou Reclame Aqui podem agregar nessa busca. Defina o que irá te ajudar e corra atrás!


O Google pode ser uma ferramenta muito útil para quem não sabe por onde começar. (Reprodução/Pexels)

Interpretação de dados

Depois de todo esse levantamento, hora de colocar a mão na massa. É importante que esse estudo seja feito com um tempo definido, apara não atrapalhar o cronograma de vendas da sua empresa, caso decida mudar alguma estratégia.

Todas as áreas interessadas devem ser informadas dos resultados que você encontrou. O que cada departamento pode fazer para ter um melhor desempenho?

Lembrando que suas ideias e iniciativas para inovar não devem ser pensadas exclusivamente comparado com o concorrente. Pense no que seu público quer e no que você pode oferecer!

 

Foto Destaque: Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo