Saúde

Saiba o que a medicina diz sobre a cura do câncer

Ao contrário de outras doenças, o câncer tem sua própria linguagem: não há cura para ele, mas existem procedimentos que podem ser capazes de tratar algumas pessoas

11 Mai 2022 - 14h32 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 14h32
Saiba o que a medicina diz sobre a cura do câncer Lorena Bueri

"Câncer" é uma palavra para mais de 200 tipos da doença, incluindo cânceres da bexiga, cérebro, mama, cólon, olho, rim, fígado, pulmões, ovários e pele.

A partir do momento em que se tem a doença, células anormais se desenvolvem, se dividem e destroem o tecido saudável em seu corpo. Alguns tipos crescem lentamente; outros se espalham rapidamente. Cada tipo começa em uma parte diferente do seu corpo e tem suas próprias notas, estágios e sintomas.

Como cada tipo de câncer é diferente, não há cura de maneira ampla embora, às vezes, as pessoas podem dizer que estão curadas se seu câncer parece ir embora com o tratamento. Mas não é tão simples assim.


A ação do câncer nas células (Foto/Reprodução/WP)


Durante séculos, os médicos usaram a palavra "cura" para descrever uma condição médica que desapareceu completamente e que nunca mais voltará. Por exemplo, se você tem apendicite e os médicos removem seu apêndice, você foi curado.

Na linguagem do câncer, a "cura" funciona de forma diferente. Os médicos podem dar a sua melhor perspectiva, com base em estatísticas de grandes grupos de pessoas, sobre se o câncer vai voltar ou não, mas nenhum médico pode garantir que você será curado.

Se você tiver tratamento, e seu câncer não voltar o resto da sua vida, você é considerado curado. "Remissão" é outra palavra-chave. Isso significa que seus sintomas de câncer foram embora. É diferente de uma cura porque a remissão nem sempre dura para o resto da vida.

Muitas pessoas são tratadas por câncer, vivem o resto de suas vidas e morrem de outras causas. Muitos outros são tratados por câncer e ainda morrem dele, embora o tratamento possa dar-lhes mais tempo: até mesmo anos ou décadas.

De uma forma ou de outra, a pesquisa do câncer está em andamento há mais de 200 anos. Embora não haja uma cura, tem havido muito progresso. Pode não parecer rápido o suficiente quando se tem a doença, mas há mais opções de tratamento agora do que havia mesmo cinco anos atrás.

Hoje os doutores compreendem melhor como encontrar muitos cânceres nas fases adiantadas, além de terem também tratamentos variados para tentar se um não funcionar. Quanto mais os pesquisadores aprendem sobre isso, mais eles entendem como diferenciar os tipos de câncer. “Evidências de infecções ligadas ao câncer fornecem esperança de prevenir até metade de todos os cânceres”, disse o Dr. Harald zur Hausen, professor do Centro Alemão de Investigação do Câncer de Heidelberg.


Dr. Harald zur Hausen (Foto/Reprodução/DKFZ)


Pesquisadores estão investigando como tipos específicos de câncer crescem para que possam desenvolver tratamentos para detê-lo. Isso inclui remédios que atacam a forma como uma célula cancerosa funciona, tratamentos que usam o sistema imunológico do seu corpo para atingir células cancerígenas, entre outros.

Embora essas tecnologias ainda estejam em seus estágios iniciais de desenvolvimento, estudos e ensaios primários têm mostrado resultados promissores. Terapias e cuidados regulares são chamados de práticas "complementares" ou "integrativas". É sempre melhor consultar o médico primeiro, especialmente se está considerando suplementos, e então ele vai verificar o que é seguro para tentar.

Foto destaque: Pesquisa acerca do câncer. Reprodução/SC Medicine

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo