Money

Saiba o porquê Elon Musk perdeu 29 bilhões de dólares em um dia

O empresário Elon Musk perdeu 29 bilhões de dólares em menos de um dia após a sua compra da rede social Twitter. Mesmo com esta queda em sua fortuna, o empresário segue sendo a pessoa mais rica do mundo.

29 Abr 2022 - 13h30 | Atualizado em 29 Abr 2022 - 13h30
Saiba o porquê Elon Musk perdeu 29 bilhões de dólares em um dia Lorena Bueri

Logo após o conselho do Twitter aprovar a oferta feita pelo empresário Elon Musk para comprar a empresa por 44 bilhões de dólares, os acionistas da Tesla estão preocupados. 

As ações da montadora de veículos elétricos caíram cerca de 12% na última terça-feira (26), diminuindo em cerca de 130 bilhões de dólares da capitalização de mercado da Tesla, e 29 bilhões de dólares da fortuna de Elon, tudo em menos de um dia. 

Elon Musk, ainda segue sendo a pessoa mais rica do mundo, com sua fortuna que equivale a cerca de 239,2 bilhões de dólares, o segundo mais rico é Jeff Bezos que tem cerca de 74 bilhões de dólares a menos que Elon, segundo informa a Forbes.  

Com isso, os acionistas da Tesla andam bem preocupados, já que a maior parte da fortuna de Elon Musk vem de seus 21% da montadora Tesla. 

No dia 14 de abril, quando Elon propôs pela primeira vez uma aquisição hostil do Twitter, os analistas citaram os temores dos investidores de que Elon, que já vem estando sobrecarregado com os cargos de CEO da Tesla e da empresa de foguetes SpaceX, possa ter que prometer ações da Tesla como garantia para empréstimos para concluir a compra do Twitter, uma das razões pela qual a queda de 3% da montadora de carros elétricos na Nasdaq naquele dia. 


Sede da SpaceX na Califórnina. (Foto: Rprodução/CanalTech) 


Alguns desses medos foram concretizados. Como parte do pacote de financiamento de 46,5 bilhões de dólares que Elon revelou, ele prometerá 62,5 bilhões de dólares em ações da Tesla, para conseguir garantir um empréstimo de margem de 12,5 bilhões de dólares. Antes mesmo de querer comprar o Twitter, Elon já havia prometido mais da metade de sua participação de 21% da Tesla como garantia para outros empréstimos. 

Mas tem outro componente que pode estar contribuindo para a queda das ações. Segundo informa o analista da Wedbush, Dan Ives, “preocupações com Musk vendendo ações da Tesla para pagar o acordo no Twitter e os temores de distração de Elon estão causando um festival de investidores pessimistas”

Fora isso, há uma dívida de 13 bilhões de dólares dos bancos, a ser parcialmente garantido pelo próprio Twitter, Elon garantiu ao conselho da rede social que irá pagar 21 bilhões de dólares da compra com capital, não deixando claro de onde sairá esse dinheiro. 

A Forbes estima que Elon tenha 2 bilhões de dólares em dinheiro, já que ele vendeu mais de 16 bilhões de dólares em ações da Tesla ao final de 2021, pagar impostos sobre estas vendas, doar 6 bilhões de dólares a uma instituição de caridade e pagar 2,6 bilhões de dólares para adquirir sua participação inicial no Twitter no início desde ano. Com isto, ele poderia emprestar mais contra suas ações da Tesla que ainda não foram prometidas, embora os bancos possam hesitar em vincular tanto da garantia de Elon a uma empresa volátil. 

Muito se fala também de Elon ir em busca de novos sócios para compartilhar parte do peso de 21 bilhões de dólares, embora ninguém tenha aparecido oficialmente. E mesmo que Elon Musk encontre outros sócios para acompanhá-lo, a obrigação restante de Elon provavelmente ultrapassara sua estimativa de 2 bilhões de dólares em dinheiro em caixa. 

Por enquanto, as perguntas que assustaram os investidores como: Quando Elon Musk começará a se desfazer das ações da Tesla para levantar dinheiro para comprar o Twitter? E com quantas ações ele vai inundar o mercado? Ainda não foram respondidas. 

E para quem possa pensar que nada pode piorar, as ações do Twitter caíram cerca de 4% em linha com o mercado mais amplo na última terça-feira (26), depois de ter um salto com mais de 5% nas notícias de aquisição na segunda-feira (25). 

Elon não comentou publicamente sobre as preocupações de que ele estará muito distraído para administrar três grandes empresas ou preocupações de que ele terá que vender ações da Tesla para fazer seu acordo no Twitter ocorrer.  

Contudo, ele usou sua conta do Twitter e fez um tuite no dia 26 de abril, “A reação extrema de anticorpos daqueles que temem a liberdade de expressão diz tudo”, aparentemente ele colocou a culpa pela queda dos preços das ações em outros lugares.  

Foto destaque: Elon Musk. Reprodução/ Mark Brake/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo