Bem Estar

Saiba diferenciar tontura de labirintite

A diferença entre tontura e labirintite é técnico. Diversas doenças podem causar a sensação de desequilíbrio chamado de tontura e labirintite é a inflamação que acontece no labirinto do ouvido por uma infecção causando a vertigem.

3 min de leitura
29 Jan 2022 - 17h00 | Atualizado em 29 Jan 2022 - 17h00

Todo mundo conhece alguém que sofre ou já sofreu de tontura, e junto com isso vem o comentário: “deve ser labirintite”. Nos temos uma noticia para você: essa relação não está totalmente certa! Labirintite é uma inflamação rara do labirinto, parte interna do ouvido. Algumas condições tem a tontura como sintoma em comum como, má alimentação e uso de remédios, ou substâncias, psicoativos.

Qualquer tipo de desequilíbrio do corpo é conhecido popularmente como tontura, termo genérico como descrever essa disfunção. Já se levantou do sofá muito rápido e sentiu o mundo girar ao seu redor? Isso aconteceu devido a pressão arterial e tem o nome de hipotensão ortostática, É de suma importância procurar um profissional qualificado para diagnosticar os sintomas que está se sentindo, pois diversas doenças como pressão alta, alteração da glicose, glaucoma, diabetes, catarata, acidente vascular cerebral (AVC) podem causar o desequilíbrio.


Consulte seu médico de confiança antes de tomar qualquer medicamento. (Foto: Reprodução/Innocenti/Getty Images)


Já a vertigem é o termo específico para descrever a sensação de rotação no próprio eixo, ou do ambiente e está relacionado às doenças do labirinto. O labirinto compõe a parte interna do ouvido e tem esse nome porque tem muitas estruturas que assemelham com caminhos e corretores que parecem com um ‘labirintos’. Elas são responsáveis pela audição e equilíbrio. As doenças listadas acima atacam a parte do equilíbrio causando a chamada labirintite.

Importante dizer que, o sufixo “ite”, silaba gramatical que acrescentada no final da palavra forma outra, significa inflamação. Sendo viral ou bacteriana, esta condição é diagnosticamente considerada rara, geralmente ocorre após a evolução do quadro de meningite.

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

Pequenos cristais de cálcio dentro do labirinto se movem indo para outro sistema onde não deveriam estar causando vertigem, principalmente ao movimentar a cabeça. O profissional adequado irá, em consulta, relocar a partícula para o lugar certo por meio de movimentos treinados.

Tontura postural-perceptual persistente (TPPP)

As causas ainda são investigadas, mas pesquisas sugerem que a doença está relacionada com algum distúrbio vestibular como AVC, enxaqueca vestibular, ataques de pânico, neurite vestibular e doença de Ménière.

Neurite Vestibular

Além da vertigem a inflamação do labirinto pode gerar náuseas, dificuldade de equilíbrio e concentração, pois as informações enviadas chegam no cérebro alteradas.

O diagnóstico deve ser feito de forma criteriosa, pois o paciente corre o risco de ingerir medicamentos que nada tem haver com seu quadro, podendo agravar condições antes não existentes.

 

Foto Destaque: Saiba qual é a diferencia entre tontura e labirintite. Reprodução/Vitapix/Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo