Beleza

Saiba como tratar e prevenir o ressecamento labial

Ter lábios ressecados pode ser recorrente, especialmente no inverno, por isso, os dermatologistas recomendam cuidados específicos para tratar e prevenir o ressecamento indesejado.

3 min de leitura
23 Ago 2022 - 11h13 | Atualizado em 23 Ago 2022 - 11h13

O ressecamento dos lábios é um incômodo recorrente quando ocorre a diminuição de temperatura, visto que o tecido labial é extremamente sensível, causando o surgimento de rachaduras e fissuras no local.

A dermatologista Mônica Aribi contou para Marie Claire que “Quanto maior é a área de exposição, maior é a tendência dos lábios ficarem ressecados. E isso pode acontecer tanto nas baixas, quanto nas altas temperaturas”.

Diferentemente do que muitos podem afirmar, os principais causadores de danos aos lábios são os raios solares, porém, a baixa temperatura causa uma “diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, intensificando o ressecamento da pele. Por isso, os lábios ficam menos hidratados e doloridos, com a área mais atrófica”, explica a profissional.

Além do mais, o contato dos lábios com determinados alimentos, bebidas e cosméticos pode resultar em sua má aparência, uma vez que “não possuem a formulação adequada para não irritar essa área da pele”, acrescenta Mônica.

Confira como prevenir o ressecamento dos lábios

Conforme a dermatologista, o indicado para prevenir os lábios ressecados é hidratá-los frequentemente com produtos que contem formulas ricas em vitaminas e antioxidantes, pois: “Os produtos específicos para hidratação local também podem conter filtros solares para evitar que haja danos pela exposição ao sol”, enfatiza.


Nivea lança esfoliante labial. (Foto: Reprodução/Nivea)


Outra recomendação importante é evitar passar a língua nos lábios, pois esse ato causa a diminuição do pH da região, aumentando o aspecto ressecado: “Há aquela sensação imediata de umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma a profissional.

Entretanto, a dermatologista ressalta que se mesmo com as recomendações, os lábios continuarem ressecados e sem previsão para melhoras, é necessário comparecer à clínica de um profissional: “Quando houver persistência do ressecamento, apesar de todos os cuidados recomendados, deve-se procurar um dermatologista para avaliação clínica mais específica para descartar outros diagnósticos diferenciais e buscar formas de tratamento mais assertivas para o caso em questão. Principalmente com queimaduras por radiação solar, a ajuda médica pode se fazer necessária”, diz Mônica com a sua recomendação para Marie Claire.

 

Foto Destaque: Lábios ressecados. Reprodução/Freepick

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo