Beleza

Saiba como os probióticos podem ser usados para cuidados com a pele

Dermatologista explica que, o uso da substância, proporciona uma pele saudável e é indicado para acne, dermatite e, também para retardar o envelhecimento.

05 Mai 2023 - 11h00 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 11h00
Saiba como os probióticos podem ser usados para cuidados com a pele  Lorena Bueri

Nos últimos anos, a indústria da beleza vem cada vez mais investindo em pesquisas para melhorar o aspecto da pele e tratar diversos problemas dermatológicos. E foi assim que chegaram aos benefícios dos probióticos

As “bactérias do bem”, são geralmente encontradas naturalmente em nosso corpo e em certos alimentos, como iogurte, kefir e chucrute. Eles ajudam a manter o equilíbrio saudável de bactérias no intestino, o que pode ter um impacto positivo na saúde de forma geral.

Estudos indicam que a substância faz bem, não só consumindo na alimentação, mas também na rotina de skincare. É cada vez mais comum, os cosméticos, terem em sua composição nomes como “prebióticos”, “ingredientes fermentados” e o famoso “probiótico”. 


Probioticos estão sendo usados em cosmeticos (Reprodução: Adobe Stock)


Em entrevista para a revista Glamour, a médica dermatologista, Lilian Brasileiro, explica: "Temos observado formulações tópicas, em cremes, séruns e loções, ricas em probióticos, que auxiliam no tratamento da acne, rosácea, dermatite atópica, pele hiper-reativa e sensível, mas eles começam a chegar também nos produtos destinados a combater a inflamação e o envelhecimento da pele".

Mas será que é indicado para todos os tipos de pele?

A dermatologista destaca que a indicação para qualquer tratamento deve ser feita com auxílio médico, pois precisa haver uma avaliação minuciosa em cada paciente, feita por especialista em pele.

Como os probióticos ajudam a pele?

A adição de probióticos à rotina de cuidados com a pele pode ajudar a equilibrar a microbiota da pele, que é a comunidade de bactérias que vive na superfície da pele. Quando essa microbiota está desequilibrada, pode levar a problemas de pele, como acne, dermatite atópica e eczema.

Os probióticos ajudam a equilibrar a microbiota da pele, aumentando o número de agentes que ajudam a proteger a pele, contra os danos causados ​​pelos radicais livres e outros agressores externos. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a aparência geral da pele.

A exposição à poluição para quem trabalha ou vive em grandes cidades, aceleram o envelhecimento da pele.

"Os probióticos acalmam os disparadores inflamatórios naturais em sua pele que podem ser altamente estimulados pela poluição e pelo estresse e reduzem o dano causado ao colágeno e à elastina”, afirma a dermatologista.

Vale lembrar que, apenas um profissional de dermatologia, pode indicar o melhor tratamento para a sua pele. 

 

Foto destaque: modelo fazendo skincare (Reprodução/ Pinterest). 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo