Beleza

Saiba como as mudanças da menopausa interferem na escolha na maquiagem

Ressecamento, flacidez, sensibilidade e sudorese são os principais efeitos da menopausa na pele da mulher, dificultando a fixação das maquiagens mais tradicionais

19 Mai 2023 - 22h00 | Atualizado em 19 Mai 2023 - 22h00
Saiba como as mudanças da menopausa interferem na escolha na maquiagem Lorena Bueri

A menopausa é caracterizada pela queda nos níveis de estrogênio e progesterona no corpo da mulher, o que significa que ela deixou de ovular e, consequentemente, menstruar. Essas mudanças hormonais causam efeitos em todo organismo, inclusive na pele, que poderá apresentar mais ressecamento, flacidez, rugas, manchas, sensibilidade e sudorese. 

Segundo a A sociedade Brasileira de Dermatologia, esses efeitos estão relacionados com um rearranjo no perfil hormonal e metabólico da mulher. A pele, na verdade, refletirá as mudanças nos sistemas reprodutivo, endócrino e cardiovascular. 

“Na menopausa podem ocorrer ondas de calor, hiperidrose e alterações cutâneas relacionadas aos vasinhos da pele. Esses quadros podem incomodar muito porque a sudorese intensa ocorre principalmente na raiz do couro cabeludo e na borda do rosto, dando um brilho excessivo e uma sensação de pele não estar limpa”, afirmou Giselle Sanchez (dermatologista)  em entrevista à revista Marie Claire.


Pele madura (Reprodução/PickFree)


Esses sintomas podem ser impeditivos para que a mulher continue utilizando maquiagem, uma vez que o suor pode ser dificultar a fixação da maquiagem e estragar a produção. Porém, mudanças na escolha dos produtos pode ser a solução para evitar frustrações com a maquiagem.

Os cosméticos mais indicados para a pele após a menopausa serão aqueles classificados como longa duração. Costumam ser resistentes ao suor e não transferirem. Além disso, a cremosidade típica desses produtos proporciona maior brilho e cobertura para  pele seca. 

Os cosméticos de longa duração são os mais indicados, porque não se dispersam em água. Então, eles não vão derreter, ou escorrer, como um produto que não tem essa entrega”, disse a professora de cosmetologia Vania Rozan para a Marie Claire. 

Tratando a hiperidrose

O suor excessivo pode ser um sintoma de hiperidrose, uma condição que provoca um aumento excessivo de suor, mesmo em repouso. Nas mulheres, esse suor excessivo pode acometer principalmente o couro cabeludo e borda do rosto, atrapalhando a fixação da maquiagem. 

Além de escolher produtos de maquiagem mais adequados, é imprescindível investigar as mudanças hormonais com atendimento multidisciplinar. Enquanto dermatologistas podem ~tratamentos localizados para a diminuir o suor, como a aplicação de toxina botulínica, ginecologistas, endocrinologistas e médicos integrativos podem sugerir tratamentos que vão atuar diretamente na estabilização dos hormônios, o que repercutirá na hiperidrose associada a menopausa. 

Foto destaque: pele madura - Reprodução/PickFree

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo