Bem Estar

Saiba como ajudar uma pessoa com crise de ansiedade

Crise de ansiedade pode acontecer subitamente e pode ser desencadeada por diversos fatores. Saiba como auxiliar uma pessoa nesse estado e quais passos você pode adotar para tornar a situação mais suportável.

28 Jan 2022 - 11h00 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 11h00
Saiba como ajudar uma pessoa com crise de ansiedade Lorena Bueri

A ansiedade é um transtorno psicológico muito comum nos últimos, ainda mais com o cenário que o mundo está vivenciando, a pandemia.  Esse transtorno é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso de algo que possa vir a acontecer. É como se fosse um constante preparo para um futuro perigo. Contudo, ela pode se tornar uma crise quando o indivíduo em questão, tem vários sintomas físicos, no qual é incapaz controlá-los.

Conviver com a ansiedade é um incessante desafio para o ansioso, visto que não consegue dominar o sentimento de angústia e incerteza. Sentimentos esses que, além de intensificar os pensamentos negativos produzidos pelos transtornos, causam uma preocupação para a família e amigos, que sofrem ao ver essa pessoa em crise sem saber como ajudar.

Posto isso, o principal passo para auxiliar uma pessoa em crise é fornecer um ambiente seguro e aconchegante. Ademais, também é significativo respeitar o momento desse indivíduo, estar atento ao que ele precisa e acompanhá-lo durante todo o episódio. Veja a seguir, outras formas que podem ampará-los nesse cenário:

1. Ajude a controlar a respiração: 

Na maioria das vezes, enquanto a pessoa está no meio da crise, ela não consegue respirar lentamente e manter a calma, dado que cada vez mais se desespera, sua respiração fica mais rápida. Dessa forma, tente ajudá-la com algumas técnicas, como a contagem de sete segundos. Essa tática é, basicamente, inspirar e segurar a respiração por sete segundos: expirar até o limite, inspirar contando até quatro e segurar a respiração com a contagem de três segundos. 

2. Evite ter reações raivosas: 

Dado que o sujeito em crise já está sob pressão, não tenha uma reação negativa próximo a ele. Isso pode intensificar ainda mais o episódio de ansiedade.


Mulher com crise de ansiedade. (Foto: Reprodução/ Kat Smith/Pexels)


3. Faça com que não se sinta sozinho:

 Segurar as mãos e tocar a pessoa carinhosamente, afirma que você está presente no momento e que está ali para ajudá-lo.

4. Veja se o indivíduo que conversar:

Perguntar se ele tem algo a dizer e manter uma conversa, é uma ótima maneira de distrair a situação e confortá-lo. Deixe evidente que você está aberto para ouví-lo. Evite frases como "vai passar" e "não sei por que você está assim", pois pode piorar o estado.

5. Distração:

Tente manter uma conversa com temas positivos, como por exemplo, alguma recordação boa que tem juntos. Mas, esteja atento para não desqualificar o momento de ansiedade. Se não houver receptividade, a recomendação é não continuar.

6. Induza o indivíduo a focar em seus movimentos:

Existe uma tática baseada em reprocessamento mental, intitulada como EMDR. Basicamente, a pessoa em crise, deve-se  sentar e se abraçar, com a mão direita no ombro esquerdo e vice-versa. Feito isso, deve dar "tapinhas" leves e alternados no ombro por alguns minutos, ao mesmo tempo em que tenta controlar a respiração.

 

Foto destaque: Pessoa confortando alguém em crise de ansiedade. Reprodução/Alex Green/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo