Saúde

Saiba como a função soneca do seu alarme pode prejudicar a saúde

Cultivar o hábito de atrasar o despertador é um fator de risco para o desenvolvimento de uma frequência cardíaca mais acelerada, entenda mais sobre o assunto.

30 Ago 2022 - 21h46 | Atualizado em 30 Ago 2022 - 21h46
Saiba como a função soneca do seu alarme pode prejudicar a saúde Lorena Bueri

Quem nunca sentiu ao acordar aquela vontade de clicar no botão soneca e passar os famosos “5 minutinhos” dormindo, no entanto, esse hábito pode ser bastante prejudicial à sua saúde e causar vários problemas, entenda como isso pode acontecer.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Notre Dame, dos Estados Unidos, e publicada pela revista PubMed, ter o costume de usar a função soneca do despertador e atrasar consecutivamente a hora de levantar da cama pode ser prejudicial para a sua saúde e causar um aumento na frequência cardíaca, além de contribuir para formar um sono mais “frágil”, dificultando atingir os estados mais profundos, como o sono REM.

A pesquisa analisou 450 voluntários que tiveram seu sono monitorado e responderam a questionários sobre a rotina que seguiam ao acordar, dentre o grupo de participantes da pesquisa constatou-se que cerca de 57% deles tinham o hábito de adiar a hora de se levantar da cama.


Evitar usar a função soneca do despertador pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca durante a noite e ajudar a melhorar a qualidade do seu sono (Foto: Reprodução: BBC)


Além disso, a pesquisa também constatou que ao analisar a quantidade de horas de sono não foi observada nenhuma relação entre a hora de acordar e a demora em se levantar da cama, também não foram identificadas diferenças na produtividade diurna dos voluntários e da sensação de sonolência durante o dia entre os que acordavam rapidamente e os que recorriam à função soneca.

O grupo responsável pela pesquisa também já atuou em outras pesquisas sobre o sono, em outro estudo foi constatado que dormir 30 minutos após o horário habitual para deitar-se pode provocar um aumento da frequência cardíaca durante a noite e esse problema pode se estender até o dia posterior.

 

Foto Destaque: Nova pesquisa revela que usar a função soneca do despertador pode prejudicar a sua saúde (Foto: Reprodução/TecMundo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo