Beleza

Saiba a importância da ordem durante o skincare

A ordem da skincare é extremamente importante para a eficácia dos tratamentos. Existem produtos com melhor efeito durante o dia ou durante a noite, ingredientes que se cancelam e outros detalhes explicados por dermatologistas.

10 Abr 2022 - 10h00 | Atualizado em 10 Abr 2022 - 10h00
Saiba a importância da ordem durante o skincare Lorena Bueri

A ordem em que são aplicados os cremes, séruns e outros em sua skincare são de extrema importância. O dermatologista Alberto Cordeiro explica que certos produtos contêm moléculas que formam uma espécie de película, impedindo a penetração de outras substâncias.

Os melhores resultados não estão ligados à quantidade de produtos, mas sim aos ingredientes mais apropriados para sua pele e sua ordem de aplicação. Segundo o dermatologista, deve-se começar pela limpeza, sendo sabonetes ou água micelar o primeiro passo. O segundo passo deve conter os produtos que precisam ter uma penetração maior na pele para ter um efeito específico, como antioxidantes. Em seguida os hidratantes e por último, o protetor solar.


A importância da ordem da skincare. (Reprodução: Getty Images)


Ana Lucia Junqueira, dermatologista, construiu duas rotinas simplificadas na ordem correta de aplicação, para produtos noturnos e diurnos. Sim, o horário também é um fator importantíssimo em uma rotina de skincare, já que existem produtos que são fotorreativos, causando reações como mancha e até queimaduras quando em contato com a luz solar. Acido retinóico e adalapeno são exemplos, geralmente usados em tratamentos para acne e rejuvenescimento. Esse tipo de produto deve ser usado durante a noite e atenciosamente enxaguados no dia seguinte, sendo o último processo sendo seguido sempre do protetor solar.

Rotina de beleza diurna

  1. Lavar o rosto com água morna e com uma loção de limpeza adequada para seu tipo de pele.
  2. Fazer aplicação de um tônico ou água micelar.
  3. Produtos com agentes como a vitamina C e o resveratrol, componentes seguros para o dia.
  4. Finalizar sempre com o filtro solar.

Rotina de beleza noturna

  1. Remover a maquiagem com um demaquilante suave.
  2. Lavar o rosto com sabonete líquido apropriado.
  3. Aplicar o hidratante facial.
  4. Depois de alguns minutos, aplicar o ácido noturno, seja ele na forma de gel-creme ou sérum.

Lembrando que a combinação de ingredientes pode ser tanto potencializadora como bloqueadora. De acordo com a dermatologista: “Existe uma sinergia entre alguns produtos, que tem sua potência aumentada quando usados juntos. Os antioxidantes por exemplo devem sempre ser associados às fórmulas por potencializarem os seus efeitos de proteção celular, e por aumentarem a durabilidade dos produtos da fórmula."

"Outras combinações como vitamina B3 (niacinamida) e retinol são bem-vindas, pois a niacinamida promove maior poder clareador e menos irritação. A vitamina C associada ao ácido ferúlico também é uma ótima opção, pois o ácido ferúlico, além de ter um poderoso efeito antissinais, possui a capacidade de estabilizar a vitamina C em 90%” concluiu.

Também pode-se utilizar hidratantes no período diurno, mas eles de forma alguma substituem o protetor solar, com FPS sempre igual ou maior que 30 para o rosto. Deve-se utilizá-lo até mesmo com a maquiagem, ou então, optar por um filtro solar com cor.

Já no período noturno pode-se utilizar ácidos mais fortes, como o retinóico, um poderoso renovador celular, que reduz poros e rugas, além da oleosidade. É preciso ter atenção, no entanto, ao seu tipo de pele. Peles sensíveis, principalmente de portadores de rosácea, podem ficar irritadas com o produto. Procure sempre a ajuda e a indicação de um dermatologista.

 

Foto destaque: Produtos de skincare. Reprodução/GettyImages

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo