Beleza

Saiba a diferença entre Acne e Rosácea

Veja a diferença e como solucionar os problemas para quem tem rosácea que é uma doença crônica e acne, que com cuidado diário já é possível controlar. Doenças com aparências iguais mas com causas completamente diferentes.

3 min de leitura
14 Jul 2022 - 20h19 | Atualizado em 14 Jul 2022 - 20h19

O que muitos confundem e não sabem é que a Rosácea não é uma Acne, e sim uma doença de pele crônica. Vermelhidão, inchaço e até mesmo a presença de borbulhas pode ter pus ou não. Não se sabe ao certo a causa para a rosacea, mas existem alguns fatores que podem desenvolver esse processo, como: a exposição ao sol, uma reação inflamatória avançada a microrganismos ou até mesmo associação a doenças auto-imunes. Veja algumas fotos de pessoas com rosácea.


Pele com Rosácea. (Foto/Reprodução: MarieClarie-Globo)


É possível notar uma grande comparação de uma foto para a outra, o nível das lesões são diferentes por esta  patologia.


Rosácea mais atacada.(Foto/Reprodução: MundoEducaçao-UOL)


A rosácea em si causa confusão com a acne. Diversas apresentam vermelhidão, mas quando a rosácea se encontra na fase inflamatória, ela apresenta pápulas e até mesmo pústulas que se assemelham à acne.

Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista explica “A rosácea diferencia-se da acne por não apresentar cravos e causar vermelhidão persistente com muitos vasinhos visíveis, o que não ocorre no quadro acneico”.  Esse é um grande fato que ajuda a comprar as duas condições. 

Já a acne é encontrada em várias áreas, podendo ser na face, no pescoço ou até mesmo nas costas. Diferente da rosácea que se concentra principalmente na região do nariz, bochechas e se alastra no máximo para o queixo.

Dar. Claudia dermatologista explica que  “A acne é um distúrbio dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas que apresenta conteúdo bacteriano nas pústulas e tem relação com alterações hormonais”, diferente da Rosácea ela diz também: “Já a rosácea tem um componente inflamatório vascular, causando vermelhidão, inchaço local, sensação de ardor e queimação, além de pústulas estéreis. A condição também está relacionada com fatores como mudanças de temperatura e estresse”, finaliza a dermatologista.

Para aqueles que possuem rosácea, qualquer coisa que acabe resultando em um processo inflamatório, até mesmo se expor em excesso ao sol, pode acabar prejudicando e fazer que ocorra o surgimento de vasinhos nas regiões que mais são afetadas.


Pele com acne.(Foto/Reprodução: revistalofficiel)


A acne e a rosácea exigem, tratamentos diferentes. O controle da oleosidade pode ser algo importante para controlar e aliviar os sintomas caudadas pela acne. Já  rosácea não possui cura definitiva, por ser uma doença crônica, mas seguindo uma rotina de skincare e tomando os devidos cuidados, é uma ótima opção para o tratamento.

 

Foto/Destaque: Cuidados com a pele. Reprodução: revistalofficiel

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo