Bem Estar

Sabia a diferença entre nutricionista, nutrólogo e endocrinologista

Apesar dos nomes parecidos a diferença fica na área de especialização de cada um. O nutrólogo e o endocrinologista são formados em medicina, enquanto o nutricionista em nutrição.

26 Mar 2022 - 16h00 | Atualizado em 26 Mar 2022 - 16h00
Sabia a diferença entre nutricionista, nutrólogo e endocrinologista Lorena Bueri

Qual é a diferença entre um nutrólogo, um nutricionista e um endocrinologista? Quando tomamos a decisão de iniciar uma dieta, qual destes irá realizar a consulta? Qual o perfil profissional é mais adequado para ajudar as pessoas que buscam emagrecer? Apesar de serem especialidades diferentes as três são fundamentais para o bem-estar do indivíduo e elas são complementares entre si.

A primeira diferença começa na formação acadêmica. O nutrólogo e o endocrinologista são formados em medicina com especialização em cada área. O nutricionista é formado em nutrição e é o profissional especializado em prescrever dietas e criar o planejamento que ajudará na reeducação alimentar.

O nutricionista do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e mestre em alimentação pela Universidade Federal do Paraná, Alexsandro Wosniaki explica: “(...) O diferencial é o atendimento que o profissional fará. Ele entende e compreende todo o contexto envolvido na alimentação, não somente o processo biológico da ingestão de macro e micronutrientes”.

O nutricionista deve ser procurado quando há necessidade de uma intervenção relacionada à alimentação, por exemplo, no caso de diabéticos no controle de açúcar ou de pessoas que devem substituir um alimento na dieta cotidiana.


Aperitivos e saladas. (Foto: Reprodução/ Pixabay)


É importante mencionar que o maior número de casos são de pessoas que buscam emagrecer. Cada vez mais as pessoas buscam um equilíbrio entre peso e qualidade de vida, como é o caso da nutrição esportiva, que têm ganhado muitos adeptos nos últimos anos, onde o objetivo é ganhar massa muscular com a perda da gordura.

Apesar do nome semelhante; o nutrólogo atua no diagnóstico, tratamento de doenças e prevenção de quadros relacionados a carência nutricional, como a falta de minerais, vitaminas e a anemia. O profissional também pode atuar no tratamento de doenças nutroneurometabólicas, que é o caso de hipertensão, diabetes, obesidade, bulimia, compulsão alimentar e anorexia.

Caso o paciente observe algum sintoma de distúrbio alimentar deve procurar o profissional para uma avaliação periódica, check-up. O diagnóstico clínico precoce é a melhor contribuição para prevenir quadros evoluídos.

Os diretores da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Eline de Almeida Soriano e Nelson Iucif Júnior informam: Cabe ao nutrólogo identificar alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, bem como alterações metabólicas que levem ao não aproveitamento desses nutrientes. Ele também está habilitado para prescrever medicamentos”.

Para encerrar, o especialista endócrino trata uma gama de distúrbios relacionados à metabolismo e hormônios como dislipidemia, paratireoides, puberdade, ciclo menstrual, diabetes, hipotireoidismo, adrenais, obesidade, osteoporose e gônadas. Esta área de estudo tem um dos sistemas de comunicação mais diversificado, pois tem conexão desde os tecidos até os órgãos.

Wosniaki ressalta a importância de consultar um nutricionista pelo menos a cada 3 anos, independente de dieta, doença ou perda de peso. Todos podem melhorar nossa alimentação.

 

Foto Destaque: Um endocrinologista e um nutricionista Reprodução/ Pixabay

VEJA TAMBÉM

Rihanna faz show em pré-casamento do herdeiro do homem mais rico da Ásia Lorena Bueri

Rihanna faz show em pré-casamento do herdeiro do homem mais rico da Ásia

A cantora performou músicas como “We Found Love”, “Pour It Up”, “Umbrella”, “Bitch Better Have My Money”, “Diamonds”, “Stay”, além do remix de funk da canção “Rude Boy” feito pelo DJ brasileiro Klean
Iris Apfel, ícone da moda, morre aos 102 anos Lorena Bueri

Iris Apfel, ícone da moda, morre aos 102 anos

Publicado em suas redes sociais, a empresária do ramo têxtil, Iris Apfel, morre aos 102 anos, após revolucionar a indústria da moda e fazer uma carreira histórica com seu nome
Neste sábado acontece o 'Dia D', focado no combate à dengue Lorena Bueri

Neste sábado acontece o "Dia D", focado no combate à dengue

Casos do vírus da dengue vem preocupando a população e os profissionais da saúde; em consequência ao aumento, que consta nos dados, ministros da Saúde determina o 'Dia D' para combater a dengue e conscientizar a população
Anitta expõe críticas e comentários desagradáveis  sobre sua bissexualidade Lorena Bueri

Anitta expõe críticas e comentários desagradáveis sobre sua bissexualidade

Anitta fala sobre os desafios que enfrenta, incluindo questões sobre sua orientação sexual, compartilhando suas experiências e sentimentos sobre o assunto
FGTS Digital promete facilitar recolhimento do Fundo de Garantia Lorena Bueri

FGTS Digital promete facilitar recolhimento do Fundo de Garantia

O FGTS Digital, uma nova plataforma que permite o recolhimento do FGTS via Pix, promete simplificar a vida dos empregadores e dar mais transparência aos trabalhadores
Corrida presidencial mexicana pode ter primeira mulher como vencedora Lorena Bueri

Corrida presidencial mexicana pode ter primeira mulher como vencedora

Duas candidatas lideram as pesquisas de intenção de voto, em primeiro lugar a ex-prefeita da Cidade do México Claudia Sheinbaum, e em segundo a ex-senadora Xóchitl Gálvez
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo