Bem Estar

Sabia a diferença entre nutricionista, nutrólogo e endocrinologista

Apesar dos nomes parecidos a diferença fica na área de especialização de cada um. O nutrólogo e o endocrinologista são formados em medicina, enquanto o nutricionista em nutrição.

26 Mar 2022 - 16h00 | Atualizado em 26 Mar 2022 - 16h00
Sabia a diferença entre nutricionista, nutrólogo e endocrinologista Lorena Bueri

Qual é a diferença entre um nutrólogo, um nutricionista e um endocrinologista? Quando tomamos a decisão de iniciar uma dieta, qual destes irá realizar a consulta? Qual o perfil profissional é mais adequado para ajudar as pessoas que buscam emagrecer? Apesar de serem especialidades diferentes as três são fundamentais para o bem-estar do indivíduo e elas são complementares entre si.

A primeira diferença começa na formação acadêmica. O nutrólogo e o endocrinologista são formados em medicina com especialização em cada área. O nutricionista é formado em nutrição e é o profissional especializado em prescrever dietas e criar o planejamento que ajudará na reeducação alimentar.

O nutricionista do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e mestre em alimentação pela Universidade Federal do Paraná, Alexsandro Wosniaki explica: “(...) O diferencial é o atendimento que o profissional fará. Ele entende e compreende todo o contexto envolvido na alimentação, não somente o processo biológico da ingestão de macro e micronutrientes”.

O nutricionista deve ser procurado quando há necessidade de uma intervenção relacionada à alimentação, por exemplo, no caso de diabéticos no controle de açúcar ou de pessoas que devem substituir um alimento na dieta cotidiana.


Aperitivos e saladas. (Foto: Reprodução/ Pixabay)


É importante mencionar que o maior número de casos são de pessoas que buscam emagrecer. Cada vez mais as pessoas buscam um equilíbrio entre peso e qualidade de vida, como é o caso da nutrição esportiva, que têm ganhado muitos adeptos nos últimos anos, onde o objetivo é ganhar massa muscular com a perda da gordura.

Apesar do nome semelhante; o nutrólogo atua no diagnóstico, tratamento de doenças e prevenção de quadros relacionados a carência nutricional, como a falta de minerais, vitaminas e a anemia. O profissional também pode atuar no tratamento de doenças nutroneurometabólicas, que é o caso de hipertensão, diabetes, obesidade, bulimia, compulsão alimentar e anorexia.

Caso o paciente observe algum sintoma de distúrbio alimentar deve procurar o profissional para uma avaliação periódica, check-up. O diagnóstico clínico precoce é a melhor contribuição para prevenir quadros evoluídos.

Os diretores da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Eline de Almeida Soriano e Nelson Iucif Júnior informam: Cabe ao nutrólogo identificar alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, bem como alterações metabólicas que levem ao não aproveitamento desses nutrientes. Ele também está habilitado para prescrever medicamentos”.

Para encerrar, o especialista endócrino trata uma gama de distúrbios relacionados à metabolismo e hormônios como dislipidemia, paratireoides, puberdade, ciclo menstrual, diabetes, hipotireoidismo, adrenais, obesidade, osteoporose e gônadas. Esta área de estudo tem um dos sistemas de comunicação mais diversificado, pois tem conexão desde os tecidos até os órgãos.

Wosniaki ressalta a importância de consultar um nutricionista pelo menos a cada 3 anos, independente de dieta, doença ou perda de peso. Todos podem melhorar nossa alimentação.

 

Foto Destaque: Um endocrinologista e um nutricionista Reprodução/ Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo