Moda

SPFW: Saiba quais marcas desfilam pela primeira vez no evento

Além das marcas cuja presença já se tornou tradição, a 53ª edição da São Paulo Fashion Week também conta com algumas estreias. Nomes como Dendezeiro e Anacê estão entre as novidades desta estação

02 Jun 2022 - 13h18 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 13h18
SPFW: Saiba quais marcas desfilam pela primeira vez no evento Lorena Bueri

A 53ª edição da São Paulo Fashion Week começou na noite da última terça-feira (31), na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A marca À La Garçonne, que tem Alexandre Herchcovitch como diretor criativo, foi escolhida para abrir a semana de moda paulista, que segue até sábado, com programação híbrida. As apresentações presenciais acontecem no campus do Senac Lapa Faustolo, no Komplexo Tempo, localizado na Mooca, e no recém inaugurado Hotel Rosewood. 

Além das marcas cuja presença já se tornou tradição, esta temporada da SPFW também conta com algumas estreias. Nomes como Dendezeiro e Anacê desfilam pela primeira vez no evento. Saiba mais sobre as novidades desta estação. 

 

Dendezeiro

Após três anos desfilando na Casa de Criadores, a Dendezeiro estreou na SPFW na última quarta-feira (1), com uma apresentação digital. Nascida em Salvador, em 2019, a marca de Hisan Silva e Pedro Batalha usa suas criações para movimentar o cenário criativo nordestino. 

Em sua apresentação, a Dendezeiro homenageou um patrimônio cultural do país: o tabuleiro de acarajé. “Com as baianas, ele sempre foi visto como apenas festivo, mas queremos reforçar que foram e são cruciais na emancipação da população afro-brasileira”, afirmou Batalha. 


Dendezeiro estreia na SPFW. (Foto: Reprodução/ Dendezeiro)


A coleção “Tabuleiro” foi apresentada em um Fashion Filme, onde a marca contou a história africana e afrobrasileira de pratos como cocada, vatapá, caruru, abará e, é claro, o acarajé. As cores e texturas desses alimentos estavam nas dobras, texturas e miçangas das peças, que misturam alfaiataria e streetwear. Os pratos feitos a base de dendê puderam ser observados em tons de vermelho, laranja e marrom. O verde escuro estava na textura drapeada de peças que mimetizavam folhas de bananeira, enquanto o branco das cocadas se fez presente em calças e macacões de cortes e linhas retas. 

 

Anacê 

Embora essa seja a segunda edição da marca na SPFW, a Anacê faz sua estreia presencial no evento nesta quinta-feira (2), no Teatro da FAAP. O local do desfile não poderia ser mais apropriado, afinal essa foi a faculdade onde Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann, fundadoras da marca, se formaram em Design de Moda. 


Anacê. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Apaixonadas por alfaiataria, as designers do interior de São Paulo se conheceram durante a graduação. Em 2019, a dupla lançou a primeira coleção da Anacê, que ficou conhecida pelas peças de alfaiataria sem gênero e atemporais. As modelagens exageradas, com cuidado nos detalhes e cores elegantes deram à marca uma personalidade própria. Ana Clara e Cecília ainda prezam por conforto e praticidade, o que faz com que suas criações sejam capazes de transitar em diferentes ocasiões, sejam elas diurnas ou noturnas.

Hoje, a Anacê apresenta a coleção “Fractais”, que dá continuidade ao seu trabalho com a alfaiataria, com peças que desconstroem os códigos femininos e masculinos. O desfile será em formato see-now-buy-now, o que significa que as peças ficarão disponíveis para aquisição após o show. Também será revelada a parceria da marca com a Asics, que lançará 18 modelos exclusivos do tênis Japan S, com intervenções feitas à mão. 

 

Thear

A marca goiana de Theo Alexandre estreia na SPFW nesta sexta-feira (3), às 17 horas. Em uma apresentação digital, a Thear desfilará a “Coleção Jardins de Poteiro” em um Fashion Filme inspirado na obra do artista Antônio Poteiro, que embora tenha nascido em Portugal, criou raízes e encontrou inspiração em Goiás. Através de suas obras, ele levou a cultura brasileira para o mundo. 


Thear. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Para a nova coleção, a Thear estudou e analisou a vida e obra de Poteiro, selecionando uma cartela de cores que vai dos tons terrosos do barro e da cerâmica até as cores vibrantes das pinturas do artista. A marca também se inspirou nas texturas de suas obras para criar detalhes em design de superfície. 

“As cores e formas nos convidam a entrar no Jardim de Poteiro, passando pelas flores do Cerrado. A coleção se inspira na coragem de se reconhecer com nosso verdadeiro ser, acolhendo nossas diferenças e peculiaridades, no orgulho da singularidade do universo pessoal”, conta Theo Alexandre. 

Fundada em 2016, a Thear costuma apostar em fibras naturais e tem entre os seus pilares a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. 

 

Martins

Criada em 2016, em São Paulo, pelo estilista Tom Martins e o arquiteto Bruno Dalto, a Martins aposta em peças democráticas, revisitando shapes clássicos. O oversized é a sua maior vertente e, por isso, a maioria de suas roupas são em tamanho único. Com predileção ao denim e tecidos naturais, a Martins propõe roupas confortáveis, que protejam e possam ser usadas em qualquer lugar, sem limitações. 


Martins. (Foto: Reprodução/ Instagram)


A marca estreou na SPFW em 2020, quando se apresentou digitalmente. Mas amanhã, pela primeira vez, a Martins desfilará nas passarelas presenciais do evento, às 16 horas. Para sua coleção de Primavera Verão 2022/23, ela se inspirou em clássicos do cinema, como “O Mágico de Oz”, e em grandes nomes do terror, como “Beetlejuice” e “Pânico”.

 

Foto destaque: Dendezeiro apresenta coleção “Tabuleiro”. Reprodução/ Dendezeiro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo