Notícias

Russos estão “criando obstáculos” durante evacuação diz o Prefeito de Mariupol

A Rússia retomou os bombardeios na cidade ucraniana de Mariupol, na siderúrgica de Azovstal, neste último domingo (1), segundo o assessor do prefeito local Vadym Boichenko . Os ataques iniciaram após os ônibus que retirava civis na usina partiu.

02 Mai 2022 - 15h47 | Atualizado em 02 Mai 2022 - 15h47
Russos estão “criando obstáculos” durante evacuação diz o Prefeito de Mariupol Lorena Bueri

O prefeito Vadym Boichenko afirmou que o processo é “muito difícil” e depende da cooperação por parte dos russos. “Conseguimos retirar mais de 100 pessoas dos abrigos antiaéreos, que agora estão indo para o território controlado pela Ucrânia. Estamos esperando que as tropas russas nos permitam fazer isso”, disse Vadym Boichenko à televisão ucraniana. À medida que a incerteza continua sobre o progresso das evacuações de civis da cidade ucraniana sitiada de Mariupol.


Civis que deixaram a cidade ucraniana de Mariupol, chegam a centro de acomodação em Bezimenne. (Reprodução: Jovem Pan)


Boichenko estava se referindo às pessoas evacuadas no domingo do complexo siderúrgico Azovstal. “O processo de evacuação está acontecendo em um nível muito alto, diretamente com a participação do presidente da Ucrânia e vice-primeiro-ministro Iryna Vereshchuk. Enfatizo, é muito difícil”, disse ele.

Sobre a evacuação de soldados ucranianos, pelo menos várias centenas dos quais ainda estão esperando na fábrica de Azovstal, disse, “a questão da evacuação militar é um procedimento separado e um processo de negociação separado. É um processo fechado, as negociações estão em andamento.” Destacou também sobre os chamados centros de “filtragem” criados pelas forças russas para rastrear pessoas que saem da cidade de Mariupol.

O prefeito de Mariupoul estava se referindo às pessoas evacuadas no domingo do complexo siderúrgico Azovstal. “O processo de evacuação está acontecendo em um nível muito alto, diretamente com a participação do presidente da Ucrânia e vice-primeiro-ministro Iryna Vereshchuk. Enfatizo, é muito difícil”, disse ele. “Todo mundo que quiser partir para o território controlado pela Ucrânia deve passar por esse procedimento humilhante. Você precisa se inscrever e esperar.” “Em média, as pessoas esperam um mês inteiro por uma filtragem humilhante”, afirmou o prefeito. 

O líder continuou dizendo que nos locais de filtragem, “os homens são transportados para prisões e torturados. “Agora vemos uma diminuição no fluxo de pessoas que chegam à Ucrânia. A razão é que os russos estão criando obstáculos para que as pessoas não possam sair.” As pessoas são mantidas lá sem comida por dois dias ou mais, chegam a dormir em pé”. Finalizou ele.

Foto Destaque: Manifestação na Ucrânia por Mariupol (Reprodução: Brasil Perfil/  Fotos: Alexey Furman/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo