Notícias

Rússia nega planejamento de ataque cibernético aos Estados Unidos

Porta-voz do Kremlin critica fala do Presidente Joe Biden sobre a possibilidade da Rússia fazer um ciberataque aos Estados Unidos por conta da invasão à Ucrânia.

23 Mar 2022 - 09h40 | Atualizado em 23 Mar 2022 - 09h40
Rússia nega planejamento de ataque cibernético aos Estados Unidos Lorena Bueri

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, negou as acusações feitas pelo presidente Joe Biden, alegando que a Rússia estaria planejando um ataque cibernético aos Estados Unidos. Peskov foi questionado sobre as declarações feitas pelo Biden e disse que "a Rússia, ao contrário de muitos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, não se envolve em banditismo em nível estadual".


Porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov. (Foto: Sergey Guneev / Kremlin via Reuters)


Nesta segunda-feira (21), Biden participou de uma reunião com CEOs corporativos, que a "inteligência em evolução” indicava que um ataque cibernético pode ser planejado, e completou pedindo que as empresas invistam em tecnologia que as protejam de ciberataques.

As tensões entre Rússia e Estados Unidos escalaram com a invasão da Ucrânia, que aconteceu no dia 24 de fevereiro, por conta da influência que os EUA teve para a Ucrânia entrar na OTAN, uma aliança militar criada na Guerra Fria. Rússia alega estar tentando impedir o que classifica como "cerco à suas fronteiras" promovida caso o país vizinho, de fato, entre na OTAN.

Putin também, sem provas, alega haver um genocídio contra os cidadãos de ascendência russa nas regiões separatistas  de Donetsk e Luhansk. Outra motivação seria a tentativa de “desmilitarização e desnazificação". 

A guerra trouxe para a Rússia muitas sanções econômicas, com objetivo de enfraquecer a economia. Medidas foram tomadas contra transações econômicas com bancos e empresas e até cidadãos russos que vivem tanto no dentro quanto fora da Rússia. Além das sanções econômicas, a Rússia também foi impedida de participar da Copa do Mundo de 2022, que ocorrerá no Qatar, do dia 21 de novembro até o dia 18 de dezembro.

Criando também uma crise de refugiados; já deixaram o país mais de 2 milhões de refugiados, segundo dados divulgados pela ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados), equivalente a cerca de 4,2% da população do país.

 

Foto destaque: Kremlin. Reprodução/Getty Imagens/Andreas Rentz.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo