Notícias

Rússia e Ucrânia podem se tornar o estopim para uma 3ª Guerra Mundial

Toda a tensão entre a Rússia e a Ucrânia acabam ecoando rumores sobre uma possível 3° guerra, onde o presidente dos Estados Unidos Joe Biden fica atento a todo movimento russo.

23 Fev 2022 - 20h20 | Atualizado em 23 Fev 2022 - 20h20
Rússia e Ucrânia podem se tornar o estopim para uma 3ª Guerra Mundial Lorena Bueri

A tensão sobre a possível invasão e guerra na Ucrânia é algo que foi muito comentado nesse mês de fevereiro. Mesmo Vladimir Putin tendo deixado claro que não há nenhum interesse em uma possível guerra ou invasão, muito dessa tensão não é criado por nenhum dos lados (Ucrânia e Rússia), mas sim por conta dos Estados Unidos, que acusa a Rússia de um movimento estratégico para atacar os Ucranianos de surpresa. 


Mapa que sinaliza onde as tropas Russas se encontram (Foto: Reprodução / BBC)


Mesmo não tendo intervenção direta, grupos separatistas no leste da Ucrânia, na região chamada Donbas, onde nela se encontram a cidade de Lugansk e Donetsk contribuem para essa tensão no país. A região de Donbas no período da URSS (União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas), foi conhecido como coração industrial da União Soviética, por conta das suas grande concertações de Carvão, uma das maiores da Europa. E em 2014 os separatistas proclamaram a independência dessas repúblicas, mesmo a Ucrânia não reconhecendo como cidades independentes, todo esse movimento acabou chamando a atenção do Kremlin, que garantiu cidadania e passaportes Russos para mais de 720.000 cidadãos da região.

O presidente se vê como um protetor dessa região éticamente russa e comenta sobre a opressão vinda da Ucrânia sobre esses grupos. E além da região de Donbas a região histórica da Crimeia (que já fez parte da antiga URSS), também tem boa parte de seus moradores que falam Russos ou se consideram Russos.

Joe Biden está convicto que para a 3° Guerra mundial estourar, basta somente uma fagulha para ignição, principalmente pelo fato das inúmeras tropas Russas estarem cercando toda a região da Ucrânia. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tem como obrigação de auxiliar o país atacado ou em guerra. Mesmo a Ucrânia não fazendo parte da Otan, o país vem procurando uma forma de entrar para as forças aliadas e se sentir mais seguros com todo o assédio Russo.


Putin fazendo pronunciamento (Foto reprodução: Pedro Ladeira/Folhapress)


Muito dos países da Otan no leste Europeu já fizeram parte da URSS e muito dos países temem que a Ucrânia não seja só o que a Rússia pode acabar buscando. Por isso o reforço de tropas no leste Europeu já foi acionado, e enquanto não houver nenhum conflito entre as tropas da Rússia contra aliados da Otan não é necessário nenhum alarme. Putin fez acusações sérias onde chamou a Otan de "perversa" e que a Ucrânia não tem direito nenhum de se tornar um país independente.

Porém, em caso de uma possível 3° guerra, vale lembrar que a Rússia e os Estados Unidos têm mais de 8 mil ogivas nucleares e em caso de um confronto os riscos seriam enormes, com possibilidade de grandes catástrofes por todo o mundo.

 

Foto destaque: Vladimir Putin ouvindo perguntas. Reprodução/Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo