Notícias

Rússia e Ucrânia fizeram acordos em 2° negociação e farão 3° rodada

As delegações desta semana entre a Rússia e a Ucrânia entraram em comum acordo em criar corredores comunitários, entre outra coisas e terão uma terceira rodada de negociações na próxima semana.

03 Mar 2022 - 21h30 | Atualizado em 03 Mar 2022 - 21h30
Rússia e Ucrânia fizeram acordos em 2° negociação e farão 3° rodada  Lorena Bueri

As delegações desta semana entre a Rússia e a Ucrânia terminaram nesta quinta-feira (3) e ficou em comum acordo ter uma terceira rodada de negociações na próxima semana.

Um embaixador ucraniano disse que "houve entendimento" entre os dois países para criarem corredores humanitários, fazer a retirada dos civis da Ucrânia e entrada de provisões.

Esses corredores humanitários são faixas que temporariamente ficam sem conflito, com comum acordo entre as nações conflitantes para permitir a circulação de civis, a saída deles da área de combate e o recebimento de suprimentos, como alimentos e remédios.

Através de imagens que foram divulgadas pelas autoridades, podemos ver os negociadores apertando as mãos frente a frente numa mesa de reunião. É a primeira vez que foi registrado, mesmo sendo o segundo encontro entre Ucrânia e Rússia.


Aperto de mão entre negociadores ucrianianos e russos em Belarus (Foto: Reprodução/ Reuters)


Neste 2° encontro, o acordo foi:

Criar os corredores humanitários para retirada de civis e entrada e provisões;

Um possível cessar-fogo na região desses corredores;

Ter uma terceira rodada de negociações entre os países.

Mykhailo Podolyak, assessor presidencial da Ucrânica, falou que os ambos os lados prevêem o possível cessar-fogo para que seja permitido a retirada dos civis e a criação dos corredores humanitários.

“Quer dizer, não em todo lugar, mas apenas nos lugares em que os próprios corredores humanitários estiveram localizados, será possível cessar-fogo durante a evacuação”, contou.

Porém, esse cessar-fogo temporário será "costurado" na terceira rodada de negociações, que ainda não tem uma data oficial exata para acontecer, de acordo com os representantes dos dois países.


Bandeira da Ucrânia e da Rússica, respectivamente (Foto: Reprodução/ Mundo Educação)


Chegaram a um entendimento sobre a entrega de alimentos e medicamentos aos locais onde as lutas mais agressivas estão acontecendo.

O negociador russo Vladimir Medinsky disse: “Os ministérios da Defesa de Rússia e Ucrânia acordaram em manter os corredores humanitários. Vamos manter a possibilidade de manter um cessar-fogo nos corredores humanitários”.

"Mais uma vez a Federação Russa reforça que a intenção é manter a paz e paciência nessa situação. Pedimos que a população use esses corredores humanitários e esperamos que isso tudo se resolva logo”, declarou.

O negociador ucraniano disse: “Conseguimos chegar a um entendimento sobre a questão principal. Agora temos o que responder para centenas de pessoas que têm filhos e parentes nos territórios em conflito da Ucrânia. No tempo mais curto possível vamos oferecer a possibilidade de sair desses territórios em segurança".

Para finalização dos acordos, teremos que fazer a terceira rodada de negociação, também muito importante. E vamos precisar de esforço para implementar. Isso não é uma questão rápida, mas também não pode demorar muito”.

 

Foto Destaque: Bandeira da Rússia e da Ucrânia. Reprodução/ CNN Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo