Tech

Rússia divulga sua loja de aplicativos

A RuStore foi disponibilizada para os usuários de smartphones com sistema Android na última quarta. O Kremlin tem como objetivo substituir os atuais aplicativos de origem ocidental no país.

26 Mai 2022 - 16h50 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 16h50
Rússia divulga sua loja de aplicativos  Lorena Bueri

Foi divulgada na última quarta-feira, 25, uma loja de aplicativos desenvolvida de forma interna pelo grupo de internet russa, o VK. Essa é uma das mais recentes medidas aprovadas pelo Kremlin para que serviços digitais sejam criados e substituam os atuais de origem ocidental.

Limitar os acessos de usuários russos as principais lojas de aplicativo do mundo, foi uma resposta à invasão russa na Ucrânia das empresas Apple e Google, ambas da Alphabet.

O VK criou uma versão beta da loja, que se chama RuStore, o aplicativo foi disponibilizado para os usuários de smartphones com sistema Android na última quarta. A RuStore foi gerada com a contribuição do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Rússia, a Yandex, empresa de tecnologia russa, e o Sterabnl, maior banco russo, também contribuíram para a concretização do projeto, além deles houve também a contribuição da companhia de segurança cibernética Kaspersky Lab.


Logo VK. (Foto: Reprodução/Gamingdeputy)


O ministro de Comunicações e Mídia, Maksut Shadaev, afirmou em um comunicado durante o lançamento da RuStore que “criar uma loja de aplicativos russa é uma tarefa essencial, ditada pelas condições do mercado”.

Tenho certeza de que a RuStore será procurada por usuários e desenvolvedores. Ela tem tudo o que precisa para se tornar a maior loja de aplicativos russa”, afirmou Vladimir Kiriyenko, presidente do VK

Surgindo como líder nessa maratona para ocupar o lugar dos serviços que vinham sendo disponibilizados pelas empresas ocidentais. O VK tem oferecido diversos serviços online, além de mídias sociais, eles dispõem de serviços de delivery de alimentos e outros.

Devido a saída de alguns especialistas em tecnologia da informação do país, nas primeiras semanas do conflito entre Rússia e Ucrânia, o governo russo garantiu isenção de imposto de renda e empréstimos com preferências para empresas que atuam com tecnologia. Garantindo também que os serviços militares para funcionários do ramo fossem adiados, buscando dessa forma mantê-los no país.

 

Foto Destaque: Celular com loja de aplicativo RuStore. Reprodução/CQ.RU.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo