Notícias

Rússia ataca a maior usina nuclear da Europa

A central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, está em chamas após ataque russo. Não há registros de aumento de radioatividade no local atingido, segundo autoridades.

04 Mar 2022 - 07h40 | Atualizado em 04 Mar 2022 - 07h40
Rússia ataca a maior usina nuclear da Europa Lorena Bueri

A Rússia incendiou a maior usina nuclear da Europa, a central nuclear de Zaporizhzhia, no sudoeste da Ucrânia, nas primeiras horas desta sexta-feira (4), no horário ucraniano (cerca de 21h desta quinta-feira, 3, no horário de Brasília). Hoje a invasão russa ao território ucraniano chega ao 9° dia consecutivo.

Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, o incêndio começou em um prédio de treinamento na área externa do complexo do reator principal.


Usina nuclear de Chernobyl. (Foto: Reprodução/Exame)


Apesar da preocupação inicial e dos primeiros rumores, não foi registrado aumento de radioatividade no local onde a usina está instalada, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, em português).

Em sua rede social, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou imagens que registraram o momento do ataque de sinalizadores à unidade de Zaporizhzhia.

Confira no vídeo abaixo:



O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, acusou a força militar russa de atirar “de todos os lados”, incluindo contra os bombeiros que tentavam controlar o incêndio. Segundo afirmações do ministério da Energia da Ucrânia, após o inicio do incêndio, os bombeiros estavam sendo atrapalhados de controlar o fogo devido ao ataque de tropas russas.

Em uma publicação no Twitter, o ministro Kuleba disse ainda que a radiação na usina é “normal”, mas, caso haja uma explosão o impacto, seria dez vezes maior que o desastre de Chernobyl.

O acidente de 1986, em Chernobyl, ao qual Kuleba se referiu, é considerado o pior desastre nuclear da história, onde foram mortos trinta e um trabalhadores da usina e bombeiros, além de outros milhares que mais tarde sucumbiram a doenças relacionadas à radiação, como o câncer.

Anteriormente, as autoridades ucranianas informaram que a força militar russa tentava intensamente tomar a usina de Zaporizhzhia e que invadiram a cidade vizinha, Energodar, com tangues de guerra. A Agência Internacional de Energia Atômica havia divulgado um comunicado alertando que as tropas russas estavam se aproximando da área da central nuclear e afirmou que qualquer combate próximo à usina poderia ser desastroso.

A mesma Agência, ligada às Nações Unidas, pediu que as tropas russas e ucranianas deixem de combater na área próxima à usina e afirmou que está em contato com autoridades ucranianas para analisar a atual situação.

 

 

Com informações da Reuters.

Foto Destaque: Registro do ataque de sinalizadores a usina nuclear de Zaporizhzhia, na noite desta quinta-feira (3), no horário de Brasília. Reprodução/You Tube/ Poder360.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo