Notícias

Rússia acusa Washington de ataque contra o Kremlin

Os russos afirmam que os Estados Unidos coordenaram o suposto ataque de drones ao palácio do presidente Vladimir Putin. Porta voz do Kremlin afirma que o ataque foi planejado em Washington.

05 Mai 2023 - 10h23 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 10h23
Rússia acusa Washington de ataque contra o Kremlin Lorena Bueri

Analistas de segurança dos EUA afirmam que o suposto ataque com drones que tentaram atingir o Kremlin nesta quarta-feira (03) foi provavelmente uma encenação da própria Rússia, como um ato de propaganda para mobilizar e atrair a população, para que fiquem a favor da guerra contra a Ucrânia. Essa conclusão é do ISW (na sigla em inglês, que traduzida, significa Instituto para Estudo da Guerra), um “think tank” apartidário que tem sede em Washington, após analisarem as circunstâncias do incidente. Segundo os analistas americanos, "há vários indicadores que sugerem que o ataque foi conduzido de forma interna e encenado de forma proposital".

"A Rússia encenou, de forma muito clara, esse ataque, como uma tentativa de deixar a guerra como algo positivo para o público doméstico russo. E claro, estabelecer uma mobilização social ampliada", declarou o Instituto.

Nessa quarta-feira (3), os russos acusaram a Ucrânia de conduzir um "ataque terrorista previamente planejado" contra a residência oficial do presidente Vladimir Putin, numa tentativa frustrada de assassinar o presidente da Rússia – que não estava no Kremlin no momento do suposto ataque.



Em comunicado, o gabinete do presidente russo informou que interceptaram dois drones enviados para atacar diretamente o Kremlin e que, como "resultado de ações rápidas tomadas pelos militares e dos agentes de serviços especiais com o uso de sistemas militares, os dispositivos foram neutralizados sem maiores problemas".

Os russos não forneceram evidências do incidente, e a declaração com as acusações não inclui detalhes mais aprofundados sobre esse suposto ataque. Também não há nenhuma explicação para o suposto incidente ter sido informado ao público somente 12 horas após o ocorrido. A Ucrânia negou qualquer envolvimento nesse suposto caso. "Não atacamos o Kremlin", disse Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia. "Apenas estamos tentando defender o que restou de nossas cidades."

Nesta quinta (4), a Rússia chegou a acusar os EUA de fazerem parte do planejamento do ataque contra Putin. "As decisões sobre ataques podem não ser tomadas em Kiev, mas com certeza foram em Washington. Kiev só fez o que mandaram fazer", afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Foto destaque: Video mostra suposto ataque contra o Kremlin. Reprodução: Ostorozhno Novosti/Handout/REUTERS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo