Esportes

Roupa usada por Messi no pódio faz vendas crescerem

Roupa tipicamente árabe usada por Messi na celebração do título da Copa do Mundo no último domingo, após a vitória da seleção argentina, é vendida por U$$ 2 mil no Catar.

21 Dez 2022 - 10h30 | Atualizado em 21 Dez 2022 - 10h30
Roupa usada por Messi no pódio faz vendas crescerem Lorena Bueri

A Túnica tipicamente catari é alvo de buscas incansáveis após a final da Copa, e vira um sucesso de vendas no país. Na cerimônia de premiação da Copa do Mundo, após a partida no domingo, 18, entre Argentina e França, que culminou com o terceiro título mundial alviceleste, se viu algo diferente, que chamou a atenção e foi pauta de discussão ao redor do mundo. 

Segundos antes de levantar a taça, o capitão da seleção argentina, Lionel Messi, recebeu um presente do Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, o Bisht, uma espécie de manto de seda preto, com detalhes em ouro, que apenas alguns líderes religiosos, e a alta realeza catari podem usar. Foi uma forma de homenagear Messi, "igualando-o" aos homens mais poderosos do país. 



Entretanto, essa homenagem, não foi bem vista no mundo todo. Alguns programas esportivos, principalmente na Europa, debateram o fato de a roupa cobrir o uniforme argentino, ou também que estava chamando mais a atenção do que os próprios atletas no momento da glória. 

Para Ahmed Al Salim, dono da loja em que a peça foi feita, essa vestimenta entregue pelo Emir é uma forma de demonstrar um apreço pelo jogador, pelos feitos dele no país, e sem dúvida nenhuma é uma homenagem que é motivo de orgulho para todo o povo do Catar. 

Para Salim, além do orgulho, o manto também foi motivos de lucro. Sua loja familiar, que nos últimos anos se acostumou a fornecer roupas para a família real, viu suas vendas subirem astronomicamente de um dia para o outro. A média que em dias normais é cerca de 8 a 10 vendas por dia, chegou a 150 na segunda-feira, dia seguinte a partida. 

Pessoas de todos os lugares, principalmente argentinos, buscavam na loja o bisht mais famoso do mundo. Réplicas do modelo usado por Lionel Messi, chegaram a ser vendidas por U$$ 2 mil, cerca de R$ 10 mil na cotação atual. 

Salim afirma ainda que duas peças dessas foram encomendadas pelo Emir antes da final, uma no tamanho de Messi, e outra no tamanho de Lloris, capitão francês, mas que nem mesmo ele sabia para quem seriam entregues, e que ficou até mesmo surpreso, quando viu sua roupa ser exposta para o mundo todo naquele momento. 

Gostem ou não, essa atitude do Emir do Catar, é uma forma de demonstrar para outros países um pouco da cultura local, é uma forma de fazer com que as pessoas que não conhecem sobre o Catar, sobre as roupas, sobre os costumes, busquem saber, se interessar, entender um pouco mais sobre o país, e quem sabe nas próximas copas, os países sedes não façam o mesmo. 

Foto Destaque Bisht usado por Messi durante cerimônia (Reprodução/Instagram FIFA)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo