Notícias

Rodrigo Garcia, do PSDB, confirma candidatura à reeleição do governo de São Paulo

Diversos partidos já estão oficializando seus candidatos para as eleições deste ano. O PSDB anunciou que Rodrigo Garcia será o candidato do partido à reeleição para o governo de São Paulo.

30 Jul 2022 - 21h00 | Atualizado em 30 Jul 2022 - 21h00
Rodrigo Garcia, do PSDB, confirma candidatura à reeleição do governo de São Paulo  Lorena Bueri

Neste sábado (30), o Partido da Social Democracia Brasileira, por meio de um evento realizado no ginásio do Parque Ibirapuera, anunciou que Rodrigo Garcia será o candidato do partido rumo à reeleição no estado de São Paulo. O primeiro turno das eleições para governador está marcado para 2 de outubro.

Atual governador do principal estado do país, Rodrigo Garcia assumiu após João Doria (PSDB) renunciar ao cargo visando se candidatar a presidente. No fim, o ex-governador acabou desistindo da candidatura e da vida pública.

Na eleição deste ano, o PSDB conta com o apoio de outros nove partidos para a candidatura de Rodrigo, são eles: Cidadania, União Brasil, MDB, PP, Podemos, Solidariedade, Patri, Pros e Avante. Com isso, o candidato deverá ter mais de quatro minutos no horário eleitoral obrigatório. Para efeito de comparação, seus principais rivais na disputa, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), deverão ter cerca de dois minutos e meio no horário eleitoral.

Um ponto ainda muito debatido internamente dentro do partido é quem será o Vice e o Senador da chapa. A ideia de Rodrigo é compor a chapa junto de uma mulher, para assim conquistar o eleitorado feminino. No entanto, o União Brasil e o MDB pressionam nos bastidores para que o vice pertença a seus respectivos partidos.

Desde 1994, quando Mário Covas foi eleito, o estado de São Paulo não sabe o que é ter um governador que não pertença ao PSDB. Esse monopólio, porém, corre risco de ser quebrado nessas eleições, já que Fernando Haddad (PT) vem forte para a disputa e conta com o apoio de alguns partidos de esquerda, como o PSOL, para a eleição do candidato. Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e por isso pode vir a ter destaque neste ano. Uma crítica muito apontada ao candidato bolsonarista é o fato dele nunca ter vivido no estado de São Paulo, Tarcísio é natural do Rio de Janeiro e morava em Brasília até então. É por isso que o slogan de Rodrigo Garcia nessa eleição será: “Paulista raiz”.

Além de Haddad e Tarcísio, outros cinco nomes são pré-candidatos ao cargo de governador do estado: Vinicius Poit (Novo), Elvis Cezar (PDT), Abraham Weintraub (PMB), Gabriel Colombo (PCB) e Altino Prazeres (PSTU).


Fernando Haddad (PT), junto de Lula (PT), em evento que ocorreu no dia 9 de julho. Foto: Nelson Almeira/AFP.


 

Quem é Rodrigo Garcia?

Nascido em 1974 e formado em Direito, Rodrigo Garcia nasceu em Tanabi, no interior paulista, e se mudou para a capital quando entrou na faculdade. Já foi deputado estadual e federal, já presidiu a Assembleia Legislativa de São Paulo e foi secretário estadual de Habitação; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Econômico. Também já foi secretário de Planejamento na Prefeitura de São Paulo. Desde junho é governador do estado após João Doria renunciar ao cargo.

Foto destaque: Rodrigo Garcia no evento organizado pelo PSDB. Divulgação/PSDB.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo