Saúde

Rita Lee parou com o hábito de fumar após descobrir câncer: saiba sobre a doença

A cantora parou com o hábito de fumar por conta do tratamento, no entanto atribuiu o câncer ao uso de cigarros, em entrevista depois do diagnóstico da doença

10 Mai 2023 - 11h14 | Atualizado em 10 Mai 2023 - 11h14
Rita Lee parou com o hábito de fumar após descobrir câncer: saiba sobre a doença Lorena Bueri

Rita Lee, a rainha do rock nacional, morreu nesta segunda-feira, 8, aos 75 anos. A causa da morte não foi divulgada, entretanto a artista foi diagnosticada com câncer de pulmão no ano de 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Lee parou de fumar depois de ter sido diagnosticada, mas atribuiu o câncer ao hábito que manteve por muitos anos, segundo informações da “Band”.  

Rita Lee começou a fumar cigarro quando tinha 22 anos. Em uma entrevista ao jornal “O Globo”, a artista contou que sentia que deveria parar com o tabagismo, porém, devido o isolamento por conta da pandemia de covid-19, ela voltou a fumar ainda mais. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @portaldaband)


Em entrevista de 2021, depois de ter sido diagnosticada, ela contou: “Com a pandemia, aquele baixo-astral no mundo, não tem como não ser afetado: passei a fumar o triplo de antes”

“Pedágio da vida”, foi assim que Rita Lee definiu o câncer de pulmão. 

O trecho completo em que Rita Lee fala sobre o hábito de fumar diz: “Sabia que iria acontecer algo. Quantas vezes não disse que teria de pagar algum pedágio da vida? Era um sopro atrás do outro: ‘Pare de fumar. Você fuma desde os 22 anos, pare agora’. Era como uma luz que acendia no fundo da mente. Fora as coisas que me eram esfregadas na cara. Ia ler jornal, e estava lá uma personalidade dizendo que havia parado de fumar. Estava na estrada, parava atrás de um caminhão e estava escrito: ‘Pare de fumar’. Com a pandemia, aquele baixo-astral no mundo, não tem como não ser afetado: passei a fumar o triplo de antes. Tenho essa coisa de católico, de culpa, e continuei a me desrespeitar. E quando o médico falou: ‘Você está com câncer no pulmão’, fechei os olhos e pensei: ‘Danadinhos, sarcásticos’. Os ‘seres de luz’ têm humor! Olha que humor muito louco. Era como se pudesse ouvi-los me falando: ‘Cara, a gente te avisou. Agora, vai parar de fumar na marra’. Eu, no fim, até agradeci. Não é fácil, mas consegui parar de fumar, finalmente”.

Depois que foi descoberto, a rainha do rock passou por quimioterapia e radioterapia para tratar tal doença. Pouco menos de um ano após o diagnóstico, um dos filhos da cantora, Beto Lee, anunciou a remissão do tumor. 

Remissão indica que não existem sinais detectáveis da doença, entretanto não é o mesmo que a cura. Quando foi em fevereiro de 2023, Rita Lee foi internada por alguns dias no Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo, para realizar exames. 

Roberto Carvalho, o marido da artista, na ocasião apontou: “Como qualquer pessoa que passou ou passa por esses tratamentos, internações para exames e avaliações podem ser necessárias”

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em mais de 85% o câncer de pulmão costuma ser detectado em estágio avançado. O hábito de fumar é um dos fatores de risco para a doença. 

No Brasil, esta é a forma de câncer que mais causa mortes entre os homens e a segunda em mortalidade entre as mulheres.

A morte da cantora aconteceu em sua casa, cercada pela família, de acordo com publicações nas redes sociais da artista. Seu velório é aberto ao público e está acontecendo hoje, quarta-feira, 10, desde às 10h, no Planetário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @BandJornalismo)


Os sintomas do câncer de pulmão

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), os sintomas geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado, porém algumas pessoas com câncer de pulmão em estágio inicial apresentam sintomas. Os mais comuns são: tosse persistente, secreção com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite, cansaço e fraqueza.  

Foto Destaque: Rita Lee, a rainha do rock nacional. Reprodução/Instagram @ritalee_oficial. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo