Música

Rita Lee ganhará homenagem no Grammy Latino por conjunto de obra da carreira

Aos 74 anos, Rita Lee receberá o prêmio "Lifetime Achievement Award", do Grammy Latino 2022, por contribuição ao mundo da música ao longo de toda sua carreira

26 Jul 2022 - 09h50 | Atualizado em 26 Jul 2022 - 09h50
Rita Lee ganhará homenagem no Grammy Latino por conjunto de obra da carreira Lorena Bueri

Conhecida por muitos como a ‘Rainha do Rock Brasileiro’, a cantora e compositora Rita Lee Jones irá receber o prêmio “Lifetime Achievement Award”, na 23ª edição do Grammy Latino, pelo conjunto de obra de sua carreira. A informação foi revelada em um evento oficial da instituição nesta segunda-feira (25). A premiação é considerada como uma das principais categorias do Grammy que homenageia artistas por sua trajetória musical. Na edição deste ano, a Academia Latina de Gravação anunciou que a entrega dos prêmios está marcada para 17 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.


Giulia Be, Agnes Nunes, Paula Lima, Luísa Sonza e Manu Gavassi (Foto: Academia Latina da Gravação/Divulgação)


Durante o anúncio, a artista teve sucessos interpretados por cinco cantoras femininas da atualidade – Luísa Sonza, Manu Gavassi, Giulia Be, Paula Lima e Agnes Nunes, que entoaram clássicos de Rita Lee em sua homenagem para o programa digital da parceria do Grammy Latino com a Meta. Em entrevista, a cantora Giulia Be falou sobre a importância do prêmio ressaltar uma das principais vozes femininas brasileiras: “Esse projeto é muito importante para música brasileira, e hoje é um dia histórico para a música brasileira, porque é o dia em que a Person of The Year [Personalidade do Ano] do Grammy Latino é uma mulher brasileira”.


      


Com uma carreira consolidada, Rita Lee iniciou sua trajetória ainda nos anos 60 no grupo Os Mutantes, com os irmãos Arnaldo e Claúdio César Baptista. Em 1979 começou a colaborar com Roberto de Carvalho, seu parceiro de vida.  A Rainha do Rock possui hits de sucesso como ‘Erva Venenosa’, ‘Lança Perfume’, ‘Ovelha Negra’, ‘Mania de Você’, ‘Agora Só Falta Você’, ‘Reza’, entre tantos outros.

Dona de uma história cheia de emoções, sua contribuição ao mundo da música ajudou a espalhar a luta em favor dos direitos das mulheres através de suas canções com letras ousadas e polêmicas.

A cantora já recebeu um Grammy Latino em 2001 pelo álbum ‘3001’, como melhor disco de rock daquele ano. Em 2012, a artista anunciou sua aposentadoria dos palcos, mesmo tendo participado de alguns shows nos anos seguintes.

Em abril deste ano, aos 74 anos, Rita Lee anunciou que venceu um câncer de pulmão e que a doença entrou em remissão.

 

Foto destaque: Cantora e compositora Rita Lee Jones (Reprodução: Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo