Notícias

Rio de Janeiro: Prefeitura implanta novo sistema de segurança nas estações de BRT

Nos últimos 20 dias, o BRT registrou 55 casos de furto e vandalismo em estações do consócio. Os casos foram registrados nos três corredores: 25 no corredor Transcarioca; 22 no Transoeste e oito no Transolímpica

23 Mar 2022 - 15h20 | Atualizado em 23 Mar 2022 - 15h20
Rio de Janeiro: Prefeitura implanta novo sistema de segurança nas estações de BRT Lorena Bueri

A empresa da Prefeitura do Rio, Mobi-Rio, que administra o BRT, instalou o mais novo sistema de segurança com alarmes contra calotes, vandalismo e furto. Algumas estações já receberam o novo sistema, o projeto ainda está em fase de testes.

O primeiro corredor a receber os alarmes foi o da Avenida Cesário de Melo, na Zona Oeste. Os alarmes começam a tocar quando um passageiro tentar burlar o pagamento do bilhete, pulando a catraca ou invadindo a área destinada a entrada de cadeirantes, ou ainda, quando houver caso de furto ou vandalismo. Quem monitora o sistema é o Centro de Controle Operacional que tem a missão de identificar as ações por meio de imagens em câmeras de segurança.


Além do calote, o vandalismo é outro grande problema nas estações de BRT. (Foto: Reprodução/G1)


Conforme informou a Mobi Rio, o novo sistema será implantado em 46 estações que foram reabertas desde o ano passado. Na próxima fase, serão incluídas 79 operantes do BRT, que estão em processo de revitalização, que  já foram incluídas no projeto e terão alarmes instalados. Ademais, qualquer incidente no sistema será avisado para os passageiros por meio de um sistema de som. A Mobi – Rio, também informou a contratação de mais integrantes para compor a equipe de monitoramento.

Um dos maiores problemas enfrentados pela empresa de segurança é o calote. De acordo com os últimos estudos feitos pela Mobi – Rio, em julho de 2021, quase 35 mil passageiros utilizavam os articulados sem pagar a tarifa diariamente.

Algumas alternativas já foram testadas, como o BRT Seguro, que reforçava o número de policiais nas estações e nos corredores do BRT que mais sofriam com as evasões de passageiros.

O programa BRT Seguro, conta com a participação de 900 policiais militares que atuam em 21 estações. Desde que foi implantado a redução nos calotes nas catracas caiu 26%, e em média uma pessoa é presa por dia, por furto, receptação ou dano ao patrimônio.

Segundo a empresa responsável, uma nova auditoria será feita, ao todo foram reabertas 46 estações e 16 revitalizadas, totalizando 62 estações. Além disso, estão sendo realizadas ações do BRT Seguro para inibir os calotes no sistema.

Foto Destaque: Estação BRT - Salvador Allende. Foto Reprodução: Arquivo/ Prefeitura do Rio

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo