Notícias

Reunião entre ministros termina sem progresso para um cessar-fogo no conflito Rússia X Ucrânia

Esta foi a primeira vez desde a invasão da Rússia na Ucrânia que dirigentes de alto-escalão dos dois países ficaram cara a cara. A conversa foi mediada pelos governos da Turquia e Israel.

10 Mar 2022 - 11h41 | Atualizado em 10 Mar 2022 - 11h41
Reunião entre ministros termina sem progresso para um cessar-fogo no conflito Rússia X Ucrânia Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (10), pela manhã, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se encontraram em Antália, na Turquia, para discutir o atual conflito entre os países que perdura pelo 15° dia. A reunião durou cerca de uma hora e meia.

Segundo o chanceler ucraniano, não houve progresso no encontro para se chegar a um cessar-fogo.

"Mencionamos um cessar-fogo, mas não houve avanços nesse sentido", disse Kuleba à imprensa após o encontro.

Dmytro Kuleba afirmou que não foi fácil ouvir Lavrov durante a runião. Segundo ele, a lista de demandas do ministro russo é, na prática, uma exigência de rendição, mas afirmou que a Ucrânia não vai se render.


Os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba (de costas), e da Rússia, Sergei Lavrov, reúnem-se na cidade turca de Antalya no dia 10 de março de 2022 para discutir a guerra na Ucrânia. (Foto: Cem Ozdel/Ministério das Relações Exteriores da Turquia/AFP)


O ministro russo seguiu com sua retórica tradicional durante o encontro, segundo Kuleba. Para o ministro ucraniano, a narrativa de Sergey Lavrov é que os russos vão continuar com as agressões até que a Ucrânia atenda essas demandas.

Kuleba afirmou ainda que a situação mais difícil no momento é na cidade de Mariupol, no sul do país, onde há acusações de bombardeio russo a um hospital infantil e maternidade. O ministro ucraniano dissse que ele pediu um corredor humanitário na cidade, mas Lavrov não se comprometeu.

"Nós não atacamos a Ucrânia. Criou-se uma situação que era uma ameaça para Moscou, fizemos vários apelos, mas ninguém nos escutou", declarou o ministro russo. Segundo Lavrov, a "operação especial", como os russo classificam a invasão, está seguindo os planos, e o objetivo da Rússia é que a Ucrânia seja "neutra".

O chanceler russo disse que a reunião serviu para confirmar que a Rússia "não tem alternativas" e ainda salientou que encontros como o desta quinta-feira "não podem ser usados para substituir as negociações principais" em Belarus, onde já ocorreram três rodadas de conversas com pouco avanço.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de reunião na Turquia, para discutir opções para o fim da guerra em território ucraniano (Foto: CEM OZDEL/Ministério das Relações Exteriores da Turquia/via AFP Photo)


Já houve três reuniões de comitivas dos dois países desde o começo da invasão da Ucrânia pela Rússia, há duas semanas, que também terminaram sem acordo. Mas, pela primeira vez desde a invasão, dirigentes de alto-escalão dos dois países se encontram cara a cara.

Lavrov está na Turquia para este encontro desde quarta-feira (9), já Kuleba chegou ao país no dia seguinte. A reunião foi organizada pelos governos da Turquia e Israel, com o objetivo de alcançar um acordo para o fim da guerra.

O ministro da Ucrânia afirmou estar pronto para outros encontros nesse formato. 

 

Foto Destaque: Reunião entre ministros da Rússia e Ucrania termina sem acordo. Reprodução/Isto É.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo