Saúde

Respirar pela boca causa mau hálito? Saiba o que fazer para resolver

Veja os problemas que podem se desenvolver em respirar pela boca e que a prática que viralizou no tik tok Mouth Taping não é a forma correta de resolver os problemas de respiração.

3 min de leitura
15 Dez 2022 - 13h35 | Atualizado em 15 Dez 2022 - 13h35

Recentemente viralizou no Tik Tok uma trend chamada Mouth Taping, em que os usuários recomendam o uso de uma fita na boca com o intuito de garantir que a respiração ocorra pelo nariz durante o sono.

Os defensores dessa nova “onda” das redes sociais estão incentivando as pessoas a se envolver em uma prática controversa, com o objetivo de retardar o envelhecimento e dormir melhor: respirar apenas pelo nariz. Eles acreditam que isso é uma solução para os problemas de respiração. Porém, os médicos alertam que essa técnica é extremamente perigosa e colocar a saúde em risco. 

De fato a respiração bucal pode acarretar diversos problemas para a saúde do paciente, e inclusiva ser o responsável pelo temido mau hálito. Porém, os especialistas afirmam que tapar a boca durante o sono para obrigar a respirar somente pelo nariz, com nenhum tratamento indicado, não é a forma correta de resolver o problema.

Sabe-se que a respiração nasal é fundamental para o desenvolvimento do complexo craniofacial, e influência nas funções de sucção, mastigação e deglutição. E a respiração bucal pode provocar alterações miofasciais, posturais, como queixo levantado e boca aberta, socioemocionais, expressivas, digestivas, fonéticas e de oclusão dentária.

O ato de respirar através da boca provoca o ressecamento da mesma, o que promove uma descamação excessiva de células da mucosa bucal, ou seja, uma descamação excessiva de “pele” dos lábios e bochechas, e essa “pele” acaba servindo de alimento às bactérias que são responsáveis pelo mau hálito.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde oral, Dra. Bruna Conde, explica que isso acontece porque a boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, e elas são responsáveis pelo mau cheiro. Além disso, a salivação é um mecanismo importante para eliminar essas bactérias, e quando respiramos pela boca, ela não ocorre de forma adequada. Por isso, é importante manter os dentes higienizados e buscar formas de não respirar frequentemente pela boca, para manter um hálito sempre agradável.

Principais causas do aparecimento da respiração bucal

• Obstruções nasais por alergias (Rinites e Rinossinusites);
• Hipertrofia de cornetos;
• Desvio de septo nasal;
• Adenoides aumentadas;
• Amígdalas aumentadas.

Considerando as causas para o desenvolvimento da respiração bucal, é possível entender o perigo de tapar a boca para dormir sem alguma orientação e indicação médica de como proceder.

Relações de problemas respiratórios e halitose

Infecções respiratórias e o mau hálito

Tuberculose, abscesso pulmonar, sinusite, amigdalite, pneumonia e outras doenças de vias aéreas também podem gerar um odor fétido que se propaga para a boca e provoca o mau hálito.
Porém são 8% dos casos. 90% dos problemas de mau hálito vem da boca.

“Esses problemas são geralmente tratados com antibióticos, mas às vezes podem ser causados por bactérias ou vírus que não respondem a esses medicamentos. Nesses casos, é importante procurar um médico para avaliar se há alguma outra condição médica subjacente que precisa ser tratada.” indica a Dra. Bruna Conde.

Nesse caso, deve-se ter certeza de que a higiene bucal está sendo feita corretamente e que não há nenhuma doença na boca ou hábitos errados que poderia explicar o problema.

Mau hálito pulmonar existe? Infecções que causam mau odor

Quando o mau hálito emana dos pulmões, às vezes a causa é uma infecção de curto prazo. Algumas condições como bronquite, sinusite e até pneumonia podem causar mau hálito. O único bom aspecto do mau hálito causado por essas condições respiratórias é que, quando a pessoa se recupera, a halitose também desaparece se todos os problemas de mau hálito forem removidos.

Às vezes, a razão do mau hálito dos pulmões pode ser uma aflição crônica. Pessoas com Fibrose Cística sofrem com esse sintoma, segundo a Sociedade Americana de Rinologia. Esta condição causa a secreção de muco espesso nas vias respiratórias, provocando infecções recorrentes e congestionamento nasal. Esta doença é hereditária e não tem cura, por isso o muco espesso e a dificuldade em respirar podem ser sempre uma preocupação.

A asma é outra condição respiratória que pode causar mau hálito. As pessoas com asma muitas vezes respiram pela boca, o que resseca os tecidos orais. Muitas das bactérias que causam mau hálito florescem em uma boca seca. Além disso, os inaladores medicamentosos também podem ter um efeito colateral da boca seca, influenciando ainda mais no problema.

O câncer de pulmão é outra condição que tem um odor característico e pode até ser identificado pela combinação específica de gases no hálito de uma pessoa.

As causas de halitose procedentes do aparelho respiratório inferior, isto é, com origem primária abaixo do nível da laringe, são mais raras, e incluem as bronquites, bronquiectasias, pneumonias, abcessos pulmonares e carcinomas do pulmão.

Cuidados e tratamentos
A cirurgiã-dentista Bruna Conde ressalta que o tratamento de mau hálito associado a outros problemas deve ter acompanhamento multidisciplinar. Seu cirurgião-dentista especialista em Halitose será capaz de saber se as mudanças na higiene dentária podem ajudar no mau hálito e também indicar se você deve conversar com um médico especializado nas questões respiratórias.

“Respiração bucal tem tratamento e a escolha da modalidade terapêutica depende diretamente das causas do problema. Esse cuidado é essencial para prevenção das diversas complicações que podem decorrer desta condição. Se identificar algum sintoma, evite fazer qualquer prática sem recomendação médica, não deixe de buscar ajuda profissional.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo