Mundo Animal

Resgate de pangolins: mamíferos mais traficados do mundo

Os pangolins, considerados os animais mais traficados do mundo todo, têm sido resgatados pelo Libassa Wildlife Sanctuary, na Libéria. Os animais são caçados e utilizados na gastronomia e na medicina tradicional.

28 Jul 2022 - 16h56 | Atualizado em 28 Jul 2022 - 16h56
Resgate de pangolins: mamíferos mais traficados do mundo Lorena Bueri

Os pangolins são animais mamíferos que vivem nas zonas tropicais da Ásia e da África. Eles têm o corpo coberto de escamas e não possuem dentes. Sua alimentação é em sua maioria de formigas, pois as capturam com suas línguas viscosas. Este animal é muito caçado e utilizado para a gastronomia, e suas escamas usadas como afrodisíaco. Uma curiosidade é que eles são um dos principais suspeitos de terem transmitido o Sars-CoV-2 para a população em Wuhan, na China, conforme estudo publicado pela universidade Hong Kong em 2020.

Os pangolins são encontrados em toda Ásia e África, mas infelizmente são considerados uma espécie ameaçada de extinção, pois os utilizam para a gastronomia e também para a medicina. Acredita-se que eles são os animais mais traficados de todo o mundo. Na Libéria, eles são conhecidos como “ursos-formigas”, devido a sua dieta de formigas e cupins. O Libassa Wildlife Sanctuary, que fica dentro do país, é como um refúgio para eles.


Pangolins são traficados por suas escamas. (Imagem/Reprodução: CNN)


Juty Deh Jr, que está trabalhando em parceria com o santuário, tem alimentado um bebê pangolim órfão. Em entrevista para a CNN, Deh disse que desde que começou a trabalhar com o santuário, sente que os animais fazem parte dele. Ele cuidou de todos os pangolins que chegaram no santuário, e diz que o melhor momento é quando eles podem libertar o animal de volta à natureza. "Colocando-o de volta na natureza, você realmente se sente orgulhoso, você sente que está avançando porque está realmente salvando animaizinhos", disse ele. Deh também comentou que quando vê um animal sendo maltratado, é como se tivessem maltratando a ele também.

Deh Jr. se juntou ao santuário cinco anos atrás, quando ele foi inaugurado, e comenta ter salvo mais de 70 pangolins, em sua maioria trazidos pela Autoridade de Desenvolvimento Florestal da Libéria. Ele cresceu comendo animais e diz que hoje se envergonha por ter tido esse hábito. “Como uma criança vivendo com seus pais, você não tem escolha, porque você não pode fornecer comida para si mesmo”, disse Deh durante a entrevista.          

Nos últimos anos, a medicina tem ameaçado grandemente os pangolins. A diretora do santuário, Susan Wiper, diz que muitas pessoas estão matando esses animais para utilizaram as escamas na medicina tradicional. De acordo com um relatório feito em 2020 pelo Escritório das Nações Unidas, entre 2014 e 2018 o número de carregamentos de pangolins apreendidos aumentou cerca de dez vezes. A maioria das apreensões foram feitas na Ásia, e em grande parte de origem africana. O WWF estima que mais de um milhão de pangolins foram caçados na última década, mas Wiper rebate e diz que as estatísticas exatas são bem difíceis de serem encontradas. "Ninguém tem ideia dos números na Libéria, então cada pangolim que vai é realmente um desastre", comentou a diretora.

O comércio dos pangolins foi banido internacionalmente e em 2016 foi proibido caçar, comprar, vender, capturar, transportar ou comer, o que inclui os pangolins. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem essa lei. Wiper comenta que a conscientização e a educação são fatores bem importantes para o futuro da conservação na Libéria.

Acompanhe as mais variadas notícias aqui no portal Lorena R7. 

 

Foto Destaque: Pangolim na natureza. Imagem/Reprodução: CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo