Virgil Abloh, diretor criativo masculino da Louis Vuitton desde 2018 e fundador da Off-White, faleceu neste domingo (28), após uma batalha silenciosa contra um raro tipo de câncer. O designer foi diagnosticado há dois anos com angiossarcoma cardíaco, optando por seguir trabalhando e manter em privado a doença. Fizemos uma retrospectiva da carreira de Virgil Abloh, relembrando os momentos mais marcantes de sua trajetória.
Virgil Abloh (Reprodução/Forbes)
Com formação em engenharia e arquitetura, Abloh comunicou como poucos a fusão entre street wear e high-end e foi um dos nomes mais disruptivos nas passarelas dos últimos anos, liderando um movimento em prol da democratização dos códigos de luxo.
Abloh influenciou várias capas de álbuns de cantores rap, como Kanye West, ASAP Rockey e Lil Uzi Vert. Pyrex foi a primeira marca de Abloh, ficou conhecida por sua aparência pesada e foi predecessora do Off-White.
No ano de 2016, Abloh ajudou a projetar uma linha de camisetas para o álbum ‘Life of Pablo’ de Kanye West. No Aberto dos Estados Unidos de 2018, Serena Willians usou o famoso uniforme de tênis Off-White X Nike.
https://lorena.r7.com/post/6-dicas-de-classicos-do-guarda-roupa
https://lorena.r7.com/post/O-legado-de-Virgil-Abloh-para-a-moda
O primeiro desfile de Abloh na Louis Vuitton contou com a presença de seus amigos na passarela e na plateia, como Cudi, West e Kim Kardashian.
Em 2019, a colaboração da Off-White com a Ikea foi uma das mais procuradas. Ainda nesse ano, Abloh desenhou a armadura Louis Vuitton de Timothee Chalamet para o Globo de Ouro, e criou um visual de arreios para Michael B. Jordan e nomeou de ‘pedra angular’.
Um vestido de Abloh foi usado por Kid Cudi, sua grande amiga, durante uma apresentação no Saturday Night Live em 2020, e um dos trabalhos mais conhecidos de Abloh foram seus sapatos, da colaboração com a Nike.
Em homenagem ao seu trabalho, a Louis Vuitton apresentará hoje(30) em Miami, a coleção mais recente concebida pelo estilista.
Foto: Relembre os momentos mais marcantes da carreira de Virgil Abloh. Reprodução/Instagram