Notícias

Relembre alguns dos maiores terremotos da história

O terremoto que atingiu Síria e Turquia deixou milhares de mortos, desabrigados e feridos. Confira outros terremotos que causaram destruição do mesmo tamanho ou maiores na história.

11 Fev 2023 - 21h00 | Atualizado em 11 Fev 2023 - 21h00
Relembre alguns dos maiores terremotos da história  Lorena Bueri

A Turquia e a Síria foram surpreendidas com um terremoto de magnitude de 7,8 nesta segunda-feira (6), o que resultou em mais de 15 mil mortos nos países. Porém, este não foi o terremoto de maior magnitude já registrado no planeta, confira outros que deixaram destruição.

O terremoto de maior magnitude registrado aconteceu relativamente perto do Brasil, em Valvidia, Chile, em 1960, com a sua magnitude chegando até 9,5. Este terremoto causou tsunamis de até 25 metros e mudou a geografia do sul do país.

Segundo o governo chileno, a ocorrência causou mais de 1,6 mil mortes, 3 mil feridos e 2 milhões de desabrigados.

Em 2004, Sumatra, Indonésia, foi atingida com um terremoto de magnitude 9,1. O terremoto causou um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas em 14 países, além de danos estimados em US$ 10 bilhões.


Terremoto de Fukushima foi o que mais deixou destruição no Japão. Reprodução/Shutterstock


O Japão também por ser alvo de diversos terremotos pela sua história, um dos mais marcantes foi o de 2011 em Fukushima com magnitude 9,1. O movimento horizontal que gerou os temores foi de 50 a 60 metros, um dos maiores do tipo até hoje, a energia total geral pelos movimentos foi equivalente a 600 bombas de Hiroshima.

O impacto foi tão grande que houve um deslocamento da costa do Japão e mudança entre 10 e 25 centímetros no eixo de rotação, que gerou uma diminuição dos dias em 1,8 microssegundo.

Foram mais de 18 mil mortos e desaparecidos e um prejuízo estimado de cerca de US$ 273 bilhões.

Porém, o terremoto que deixou mais mortos foi o do Haiti em 2010 com magnitude 7. Segundo o governo haitiano, o terremoto causou mais de 250 mil mortos e 300 mil feridos. No mesmo ano o país passou por outra tragédia, uma pandemia de cólera que matou mais de 4 mil pessoas.

Haiti recebeu ajuda humanitária de outros países como Estados Unidos e França, mas o país sofre com o pós-terremoto até os dias atuais.

 

Foto destaque: Turquia sofre com terremoto. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo