Saúde

Relatório da OMS aponta incompreensão das condições de saúde mental

A OMS publicou um relatório que aponta uma incompreensão da saúde mental. Transtornos psiquiátricos acometem grande parte da população e poucos tem acesso a tratamento.

16 Jun 2022 - 20h49 | Atualizado em 16 Jun 2022 - 20h49
Relatório da OMS aponta incompreensão das condições de saúde mental Lorena Bueri

Durante a história da humanidade, a saúde mental sempre foi um tema deixado de lado. Quando era tratado, na maioria dos casos, era um assunto debatido cercado de preconceitos e intolerância. No Brasil, temos como exemplo o hospício de Barbacena, por exemplo. Local onde as pessoas com transtornos psiquiátricos eram jogadas, trancafiadas e esquecidas. Passavam frio, fome e sofriam repressões. Assim era o tratamento até algumas décadas atras no Brasil, tirar da sociedade para não incomodar.

Atualmente, o assunto é falado de forma mais clara e os tratamentos são mais humanos e eficazes. A OMS lançou nesta quinta-feira, dia 16 de junho, um novo relatório sobre o tema. O alerta no documento é que, apesar da relevância da saúde mental para o bem-estar pessoal e social, muitos ainda não possuem o apoio necessário.

O relatório aponta ainda que as condições de transtorno mental são muitas vezes incompreendidas ou generalizadas, o que leva a uma subnotificação do número de casos e falta de informação e acesso para o tratamento adequado.

Mesmo antes da pandemia do Covid 19, estimava-se que uma em cada sete pessoas no mundo possuíam algum tipo de transtorno, e provavelmente esse número aumentou consideravelmente após o isolamento proporcionado pelo coronavírus. Dessas pessoas, uma parcela ínfima tem acesso a métodos recomendados para a melhora, remédios e terapia de qualidade.


Depressão (Foto: Reprodução/Pixabay)


No geral, os países mais subdesenvolvidos possuem uma maior quantidade de pessoas com algum problema psiquiátrico, e estes são exatamente aqueles que têm menos condições de procurar um apoio adequado.

De acordo com o relatório da OMS, os casos de transtorno mentais variam de acordo com idade e sexo, entretanto, em homens e mulheres, os mais comuns são quadros de ansiedade e transtornos depressivos.

É perceptível que há uma quantidade razoável de adoecidos, a filosofia contemporânea busca entender esses quadros, como por exemplo o livro: “A sociedade do cansaço”, que tenta entender o porquê dessa incompreensão dos casos de transtornos mentais, diante de tantos acometidos.

Foto Destaque: Condições de saúde mental. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo