Turismo

Região Norte: Saiba por que a região é mais procurada por turistas no final do ano

Destino de férias pelos mais diversos motivos, como seus paraísos naturais e clima quente, conheça mais sobre o destino procurado por turistas de todo o país durante o final de ano

22 Dez 2022 - 12h00 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 12h00
Região Norte: Saiba por que a região é mais procurada por turistas no final do ano Lorena Bueri

Com a chegada das férias e festas de fim de ano, muitas pessoas procuram sair da rotina e descobrir novos ares, sejam eles fora ou dentro do país. Visada por muitos turistas durante o verão, cidades da região norte do país são o principal alvo de quem pretende aproveitar o calor e apreciar as belas praias encontradas, principalmente em Santarem e Alter do Chão, vencedor do "Prêmio UPIS de Turismo" na categoria de "Melhor Destino Turístico Nacional 2021".

A especialista em turismo, Claudia Meireles, explicou ao “g1” que é o tipo de viagem que as pessoas fazem com intenção de passar vários dias no local, sem pressa de voltar para casa ou para se locomover para os destinos turísticos, ilhas de praias de água doce, de águas quentes e faixas de areia. Segundo Claudia, o final de ano é o período em que as pessoas mais têm dias de folga para viajar, contribuindo para a escolha dos destinos.



Alter do Chão é o distrito responsável por gerar emprego e movimentar a economia da região
(Foto/Reprodução: Agência Santarém)


"Diversas atividades ligadas ao turismo são beneficiadas pelo fluxo de viajantes nesse período, como os setores de hospedagem, bares e restaurantes, vestuário, lojas que vendem lembrancinhas e os serviços em geral, como os de passeios turísticos. Como as pessoas passam vários dias na região, elas, em vez de gastar em suas cidades, gastam no comércio local. Há um deslocamento da demanda.", disse a especialista, deixando claro que a principal movimentação econômica desses estados acontece por causa do turismo, que beneficia a região ao aumentar a cadeia de consumo local.

A especialista aponta aspectos que deixam a desejar e podem ser melhorados em algumas situações relacionadas diretamente ao turismo, como reforço no quadro de funcionários, contratação de funcionários temporários, treinamento de novos funcionários, visando manter a qualidade de atendimento. O aumento de estoque devido a alta demanda e aproveitar o histórico com experiências passadas, visando as decisões de investimento nos estabelecimentos, também é um ponto importante que deve ser feito antes da chegada dos turistas as cidades.

Já, para as empresas que trabalham com turismo na região, a especialista recomenda trabalhar com pessoas na equipe que tenham conhecimento em línguas como inglês e espanhol, não sendo necessária a proficiência dos funcionários, mas a facilidade na comunicação.

Nessa época do ano, os destinos preferidos dos brasileiros são as capitais com praia, como Florianópolis, Rio de Janeiro, Natal e Fortaleza. Destacando-se pelos pontos turísticos, a costa da Bahia, também entra no roteiro. Já a região Norte, é forte pelo seu clima quente e estável.

Foto Destaque Alter do Chão é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Reprodução/Agência Santarém

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo