Notícias

Reflexo do desemprego e da inflação na vida dos brasileiros

Em uma pesquisa da EXAME/IDEIA, para metade da população brasileira, desemprego e inflação são os maiores problemas no país. A corrupção vem logo após como maior problema.

28 Jun 2022 - 19h40 | Atualizado em 28 Jun 2022 - 19h40
Reflexo do desemprego e da inflação na vida dos brasileiros Lorena Bueri

Para metade dos brasileiros, 53% avalia que os maiores problemas do país são desemprego e inflação no atual momento. Entre os entrevistados pela EXAME/IDEIA publicada na última quinta-feira (23), 10% entendem ser a corrupção, 9% a educação e outros 9% a saúde, mesma parcela que também citou fome e miséria. 

A EXAME/IDEIA ouviu 1,5mil pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. As entrevistas foram realizadas por telefone, tanto fixo quanto celular. A pesquisa também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. O reflexo para a população vem com parâmetros nos números da economia. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho, considerada prévia da inflação do mês, ficou em 0,69% divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica) Em um ano, a alta acumulada é de 12,04%.


Brasileiros mostrando sua carteira de trabalho. (Foto/Reprodução IG)


A taxa de desocupação no Brasil foi de 10,5% no trimestre encerrado em Abril deste ano. Para o cientista político André César, da Hold Assessoria, o aumento geral de preços vai ser o grande debate das eleições deste ano. Segundo ele, o brasileiro deixou de se preocupar tanto com corrupção como em 2018. Já neste ano, a economia volta a ser o tema principal, que é algo que sempre foi muito utilizado nas campanhas, mas a diferença é que a situação é mais dramástica, que é pior para o presidente Jair Messias Bolsonaro, que tenta reeleição. 

Em outra pesquisa feita por EXAME/IDEIA, os brasileiros avaliam que o foco maior e prioridade do próximo presidente do país deverá ser a criação de empregos, investimentos na educação, melhorias no sistema de saúde pública e combate a corrupção. A disputa pela presidência no país acontece em outubro, e os dados refletem em como a população enxerga o Governo Federal. 

Foto Destaque : Moeda brasileira (REAL). Foto/reprodução IG

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo