Notícias

Receita Federal nega ter recebido pedido para inserção de joias em acervo presidencial

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse durante a sua participação na CPAC que joias enviadas para Michelle iram para o acervo presidencial. Receita Federal nega ter recebido tal pedido.

05 Mar 2023 - 21h05 | Atualizado em 05 Mar 2023 - 21h05
Receita Federal nega ter recebido pedido para inserção de joias em acervo presidencial  Lorena Bueri

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou neste sábado (4) sobre a situação das joias recebidas por Michelle durante Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em um hotel em Washigton, Estados Unidos. Bolsonaro alegou que os itens iriam para o acervo da Presidência, a Receita Federal nega ter recebido tal pedido.


Presente enviado pelo governo da Arábia Saudita para Michelle Bolsonaro é barrado por Receita Federal. Reprodução/Twitter


Para os repórteres no hotel onde ocorria a Conferência, Bolsonaro disse:

“Eu estava no Brasil quando esse presente foi acerto lá nos Emirados Árabes para o ministro das Minas e Energia. O assessor dele trouxe em um avião de carreira e ficou na Alfândega. Eu não fiquei sabendo. Dois, três dias depois a presidência notificou a alfândega de que era para ir para o acervo. Até aí tudo bem, nada demais. Poderia, no meu entender, a alfândega ter entregue. Iria para acervo, e seria entregue à primeira-dama. O que diz a legislação? Ela poderia usar, não poderia desfazer-se daquilo [...] A imprensa para uma coisa absurda: eu teria que pagar 50%. Teria que pagar oito milhões. De eu ia arranjar oito milhões de reais?”.

Depois da fala do ex-presidente, a Receita Federal soltou uma nota que dizia que para acontecer a inserção do acervo é preciso:

“Pedido de autoridade competente, com justificativa da necessidade e adequação da medida, como, por exemplo, a destinação de joias de valor cultural e histórico relevante a ser destinada a museu”.

Ainda segundo a Receita Federal, tal procedimento não ocorreu.

Ainda na nota foi dito que todo cidadão brasileiro está sujeito as mesmas leis e normas aduaneiras, independente de cargos, e que todo cidadão deve declarar os pertences ao chegarem no país. Caso ele não seja declaro, uma multa de 50% do valor será feita.

A Receita Federal ainda comunicou que está à disposição para futuras investigação.

As joias em questão foram presentes do governo da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ainda no governo do seu marido, no valor de R$ 16,5 milhões. O presente tentou entrar no país na mala do assessor do ex-ministro Bento Albuquerque, mas foi barrada pela Receita Federal.

O ex-presidente e seu entorno estão sendo acusados de tentarem entrar com as joias no país de forma ilegal.

 

Foto destaque: Bolsonaro fala sobre joias em passagem pela CPAC. Reprodução/CPAC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo